Periódicos da UFLA ‘Cerne e Ciência e Agrotecnologia’ usarão sistema ScholarOne certificado pela SciELO

Responsável pela Unidade Web Master Scielo, Alex Mendonça, durante curso de capacitação na UFLA
Responsável pela Unidade Web Master SciELO, Alex Mendonça, durante curso de capacitação na UFLA

As revistas científicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) registram avanços na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) e buscam aperfeiçoar seus sistemas de gestão. Em breve, os periódicos Cerne e Ciência e Agrotecnologia passarão a utilizar o sistema de gestão editorial ScholarOne, certificado pela SciELo por meio de uma parceria com a Thomson Reuters.

Nesta semana, o responsável pela Unidade Web Master da Scielo, Alex Mendonça, ministrou um curso de capacitação na UFLA para as equipes dos dois periódicos operarem a plataforma online de gestão. Ele explicou que até o final de 2015, todos os periódicos indexados pelo programa SciELO deverão operar sistemas automatizados de gestão, de modo que seja possível o acompanhamento do processo de avaliação pelos autores e editores e que sejam registradas as etapas do fluxo de avaliação dos artigos, a participação de editores e pareceristas e as respectivas decisões e recomendações com os devidos níveis de confidencialidade.

Fundada em 1999, o ScholarOne é hoje um dos sistemas mais utilizados no mundo, adotado por mais de 500 instituições e sociedades, mais de cinco mil periódicos e cerca de 13 milhões de usuários.  Dos periódicos brasileiros que fazem parte da coleção SciELO, 59 já adotaram o sistema e 40 estão em treinamento para o seu uso.

Para o editor-chefe da Ciência e Agrotecnologia, professor Renato Paiva, a adoção desse sistema vai fortalecer os periódicos no contexto internacional. “Esse é um grande passo para aumentar a visibilidade dos periódicos e, consequentemente, o nome da UFLA em todo o mundo”, considera. Além disso, a adesão ao sistema e o treinamento dado às equipes certificam a qualidade dos periódicos, que passam a figurar em um seleto grupo de revistas com alto nível de credibilidade.

De acordo com Alex Mendonça, os periódicos brasileiros enfrentam dificuldades de diferentes naturezas para operar processos de avaliação de artigos em nível internacional. Ele explica que a plataforma ScholarOne facilita as tarefas de fluxo editorial, garante maior precisão e controle das atividades, facilita a emissão de relatórios e, em especial, contribui para a internacionalização. Isso porque o sistema já possui reputação internacional e deverá atrair a atenção de autores estrangeiros, com maior visibilidade do periódico no mundo todo.