Núcleo de Estudos em Eficiência Energética promoveu minicursos de Matlab no DEG

matlab5O Núcleo de Estudos em Eficiência Energética da Universidade Federal de Lavras (NE3/UFLA), ligado ao Departamento de Engenharia (DEG), promoveu em setembro duas edições do minicurso de Matlab. A primeira turma, que teve aulas entre os dias 2/9 e 4/9, foi composta por membros do próprio Núcleo. Já entre 8/9 e 10/9 as atividades foram direcionadas a estudantes de graduação e pós-graduação não pertencentes ao NE3.

matlab3
Membros do Núcleo e participantes do curso.

O Matlab é um software interativo de alto desempenho, voltado para o cálculo numérico.  É uma ferramenta utilizada no meio acadêmico, principalmente em disciplinas da área de engenharia. O minicurso foi ministrado por cinco graduandos em Engenharia de Controle e Automação (Mateus Vieira da Assunção, Lucas Carvalho Xavier, Artur Benzi Baccarin, João Paulo Mendes dos Santos e Ferdinando Prado Júnior), integrantes do NE3 e orientados pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG) Danton Diego Ferreira. O Laboratório de Processamento de Sinais, no DEG, foi o local de realização das atividades.

As aulas ocorreram no período da noite (entre 18h e 21h30) e reuniram 19 participantes na primeira edição, e 22 na segunda. Foram abordados tópicos como comandos básicos, programação básica, cálculos e funções, manipulação de vetores e matrizes, gráficos, entre outros. De acordo com um dos instrutores e membro do NE3, Mateus Vieira da Assunção, o curso foi promovido pela primeira vez e teve boa receptividade por parte do público. “O Núcleo avaliou o curso como um grande sucesso e pretende oferecê-lo, no mínimo, uma vez por semestre”.

Fotos cedidas à Ascom pelo NE3.