DGTI altera mecanismo de autentificação dos sistemas de informação da UFLA

DGTINo intuito de simplificar o mecanismo de autenticação dos sistemas de informação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), como o SIPAC, SIGRH, SIGPP, SIGAA e SIGUFLA, a Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DGTI) fez uma alteração no modo como os usuários se autenticam. A partir do dia 18/9/2014, será preciso digitar somente o login – a primeira parte do e-mail – para entrar nesses sistemas. Antes, era preciso digitar o endereço de e-mail completo. Dessa forma, o usuário que utiliza o e-mail ‘login@unidade.ufla.br’ para acessar os sistemas de informação passará a escrever apenas o termo anterior à @.

Além dos sistemas SIPAC, SIGRH, SIGPP, SIGAA, SIGUFLA, sofreram alterações os serviços de autenticação na rede sem fio (Wireless UFLA) e demais sistemas que utilizam o e-mail institucional, como por exemplo, os sistemas da Ouvidoria, ODS da Prefeitura do Câmpus e Sistema de Suporte da DGTI. Permanecem como estão os serviços Proxy Capes e e-mail institucional (Webmail Zimbra).

A DGTI, responsável pela mudança, prevê os seguintes benefícios dessa alteração:

• Usuário único para acesso aos sistemas de informação da UFLA;
  • Minimização de problemas de autenticação causados pelas alterações de ‘login’;
  • Simplificação do acesso, eliminando a necessidade de se informar o e-mail completo a cada entrada;
  • Independência da lotação do servidor ou do curso dos alunos. Caso haja uma mudança de lotação, o usuário não precisará se preocupar com confusões decorrentes disso.

A alteração no modo de acesso aos sistemas de informação não afeta o acesso ao e-mail institucional.

Para esclarecer dúvidas a respeito desta alteração, a DGTI oferece suporte pelos telefones: 3829-1526 e 3829-1125.