2º Ciclo de Debates de Políticas Públicas será realizado em 3/9

ciclo-debates-politicas-publicasEm sua segunda edição, o projeto Ciclos de Debates de Políticas Públicas oferecerá a Aula Magna dos cursos de Administração Pública da UFLA (bacharelado e mestrado profissional), tendo como tema a “Política nacional de participação social”. O evento será realizado no dia 3/9, às 19h, no auditório da Biblioteca Universitária.

Os convidados são o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) José Eduardo León Szwako, que ministrará a Aula Magna, e o professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFLA, Paulo Henrique Bermejo (UFLA), que atuará como mediador.

Como público-alvo dos ciclos estão os estudantes dos cursos de Administração Pública, tanto da graduação como da pós-graduação. No entanto, o evento é aberto também a toda comunidade acadêmica e aos demais interessados de Lavras e região. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.eventos.proec.ufla.br. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail gustavo.costa@dae.ufla.br.

Veja o cartaz do evento.

Sobre os ciclos de debates

Como atividade acadêmica extracurricular, os ciclos têm como um de seus principais objetivos o de colaborar na formação profissional dos estudantes, ao aproximar as dimensões teórica e prática e incentivar a troca de experiências entre eles próprios e com os diferentes atores das políticas públicas: ocupantes de cargos políticos, funcionários de carreira do Estado, membros de organizações do terceiro setor, analistas políticos, especialistas, estudiosos, população impactada, dentre outros.

A última edição do Ciclo de Debates em Políticas Públicas, realizada em 5/6, tratou do tema “Práticas associativas, representação e controle social de políticas públicas”. O convidado foi o coordenador geral da Associação Comunitária dos bairros Jardim Glória e Campestres 1, 2 e 3, de Lavras (MG), Samir Oliveira.

Com essas iniciativas, o intuito é oferecer aos estudantes mais oportunidades de conhecerem problemas e soluções concretos vivenciados por organizações públicas nas relações intergovernamentais, nos arranjos público-privados coordenados pelo Estado e na interface sociedade-Estado-mercado. O evento também permite colaborar na demarcação da Administração Pública como campo singular e autônomo, que não deve confundido com o da administração de empresas privadas.

Com informações do professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) Gustavo Costa de Souza.