III Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado Leiteiro é realizado na UFLA

formuleite-mesaProfissionais e estudantes participam do III Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado Leiteiro, que está sendo realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta quarta e quinta-feira (27 e 28). O evento é uma realização da UFLA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com a organização do Grupo de Leite.

A cerimônia de abertura, realizada nesta quarta-feira (27), ressaltou o processo de internacionalização da Universidade, em especial dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia e Ciências Veterinárias.  Na programação, conferências com temas da atualidade, com a participação de cinco palestrantes internacionais, entre eles, o professor Shawn Donkin, da Universidade de Purdue, que ministrou disciplinas na UFLA no primeiro semestre de 2014.

formuleite-publicoEm seu pronunciamento na cerimônia de abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou a importância da internacionalização e da relação universidade-empresas, especialmente sobre o desafio de transformar o conhecimento gerado pelas pesquisas em produtos e processos inovadores para o mercado. Scolforo também traçou um breve resgate histórico, enfatizando o reconhecimento internacional da UFLA como uma das instituições mais comprometidas com o ensino público de qualidade, em especial, nas áreas da agricultura, pecuária e recursos florestais. “É um orgulho e nossa missão contribuir para que o País tenha um novo salto na produção de alimentos de modo sustentável”, considerou.

O coordenador do evento, professor Marcos Neves, faz a palestra de abertura

O coordenador do evento, professor Marcos Neves Pereira, agradeceu o apoio de 17 empresas para a realização do evento e a participação de profissionais da indústria e autônomos que investiram no simpósio como forma de atualização. Tutor do Grupo do Leite, o professor ressaltou o orgulho de receber ex-integrantes do grupo, agora em posições de destaque no mercado de trabalho.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, professor Márcio Machado Ladeira, o Programa tem consolidado as parcerias com diversas instituições e também tem ampliado a publicação em periódicos de referência internacional. Em sua avaliação, o evento é uma ação que fortalece os programas e amplia as oportunidades de parceria.

Grupo do Leite

Composto por alunos dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UFLA, o Grupo do Leite tem também a participação de estudantes de mestrado e doutorado da área de produção animal, sob a orientação do professor do Departamento de Zootecnia (DZO) Marcos Neves Pereira. Às segundas-feiras, todos os membros se reúnem para debater temas de interesse do grupo, além de desenvolverem trabalhos no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias – Fazenda Experimental Palmital, em Ijaci.