Programa Brafitec seleciona bolsistas da UFLA – veja as oportunidades

Participantes do programa

O programa Brafitec na UFLA lança uma nova oportunidade para os estudantes da Instituição dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação. Estão abertas, até o dia 5 de setembro, as inscrições para novo edital do Programa de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros (Brafitec). O edital foi publicado em uma ação conjunta da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e coordenação do programa na UFLA.

Por meio deste edital, serão oferecidas 5 vagas para intercâmbio, nos semestres letivos de fevereiro a julho de 2015 e de setembro de 2015 a janeiro de 2016, na Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC) ou no Instituto Politécnico de LaSalle, ambos na França.

Além de estar regularmente matriculado em um dos cursos previstos, o estudante deverá: ter cumprido no mínimo 40% e no máximo 80% das atividades curriculares do curso; apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) superior à média do curso; e ter feito Enem a partir de 2009, com nota mínima de 600 pontos.

Para a inscrição, o candidato pode entregar na DRI até o dia 5 de setembro os seguintes documentos: formulário disponível no site da DRI, (imprimir junto com o edital), Histórico Escolar emitido pelo SIG, com o CRA; cópia da Carteira de Identidade e CPF; e documentação comprobatória da nota no Enem.

A seleção será realizada pelos colegiados dos cursos que participam do programa, considerando o CRA e uma prova de Língua Francesa. A aplicação dessa prova ocorrerá no dia 8 de setembro, às 10 horas, no Anfiteatro da Secretaria do Departamento de Engenharia. O resultado será divulgado pela PRG e DRI no dia 12 de setembro.

O programa Brafitec prevê a cobertura às despesas de passagens aéreas, bolsa, seguro-saúde e auxílio-instalação. Para saber mais sobre os compromissos dos estudantes selecionados e outros detalhes sobre a seleção, acesse o edital (há uma cópia do formulário de inscrição anexada):

Edital Brafitec – UFLA 2014