Nota de esclarecimento sobre eventos em comemoração ao aniversário da UFLA

A Semana de Ciência, Cultura e Arte, de 29 de agosto a 7 de setembro, celebra o aniversário de 106 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A programação foi elaborada com o objetivo de valorizar a comunidade acadêmica, além de abrir as portas da Universidade e fortalecer o vínculo com a sociedade de seu entorno. A programação inclui a realização do Simpósio Internacional do Agronegócio, shows e apresentações culturais, além dos tradicionais eventos da Semana de Aniversário, entre eles o churrasco de integração do servidor, lançamento de livro, apresentação da Orquestra de Câmara da UFLA e Coral Vozes do Câmpus, peças teatrais, jubileu de prata e ouro e jantar do ex-aluno.

Parte da programação foi elaborada pela Coordenadoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com antecedência e, como em anos anteriores, buscou-se a realização de eventos no centro da cidade, para incentivar a presença da comunidade lavrense.

Este foi o caso do lançamento do livro “Políticas e Poéticas do Inconformismo”, que reúne ensaios de 80 pesquisadores de várias universidades brasileiras, entre eles, o da professora Débora Cristina de Carvalho, do Departamento Ciências Humanas (DCH/UFLA). O evento estava agendado desde maio de 2014, para realização na Casa Rosada. Todavia, com a recente utilização do espaço para fins de campanha eleitoral, a Universidade Federal de Lavras alterou o local do lançamento para a Casa da Cultura, no mesmo dia (29/8), às 18 horas.

A UFLA tem uma trajetória centenária, lastreada na parceria com o poder público municipal, entidades de classe, indústrias, comércio e, em especial, com a população de Lavras. É justamente em respeito a essa população que a Universidade lamenta o uso de seu nome em publicações partidárias, com o estrito objetivo de macular a imagem da Instituição.

A Direção Executiva reforça que a UFLA é uma instituição apartidária, democrática e que prima pela divulgação criteriosa dos fatos. Desaprova e lastima pelos espaços criados sob o falso propósito de informar, mas que são alimentados pela difamação e pela prática de não ouvir todos os lados, muitas vezes envolvidos em postagens sensacionalistas que priorizam apenas a audiência.

A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras está e sempre estará aberta para sanar qualquer dúvida ou compartilhar de forma transparente os posicionamentos da Instituição.

Cibele Aguiar
Coordenadora de Imprensa