UFLA recebeu visita de representantes da Educação cubana

visita-cubana2A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu nos dias 21/8 e 22/8 três representantes da educação cubana: a reitora da Universidad Maximo Gómez Báez, Anicia Ruiz Gutierrez, acompanhada do diretor de Relações Internacionais da instituição, Victor Alonso Hernández; e o Diretor de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Nacional de Ciências Agrícolas de Cuba, Ramon Antonio Rivera Espinosa.

Durante o período em que estiveram na UFLA, os visitantes conheceram a infraestrutura do câmpus, e assistiram a apresentações sobre os programas de pós-graduação em Fisiologia Vegetal e Biotecnologia Vegetal, Botânica Aplicada, Fitotecnia, Ciência do Solo, além de conhecerem os cursos de Agronomia e Ciência da Computação.

No início da tarde de 21/8, o grupo reuniu-se com o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, e com o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior. Durante o encontro, o reitor falou sobre projetos da UFLA, como o Plano Ambiental e Estruturante, o novo hospital universitário, entre outros. Ao final, os visitantes entregaram ao professor Scolforo convite para que compareça, em outubro, a uma conferência que será realizada na universidade cubana, localizada na cidade de Ciego de Ávila.visita-cubana

Os representantes cubanos vieram ao Brasil para participar do Encontro de Reitores Brasil-Cuba, que ocorreu em São Paulo em 18/8 e 19/8, sob organização da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Eles manifestaram interesse em conhecer a UFLA, na intenção de estabelecer acordo de cooperação que permita intercâmbio de professores e estudantes entre as instituições.

Quatro pesquisadores da Universidad Máximo Gómez Báez já estiveram na UFLA

Durante reunião realizada na Reitoria, o professor Chalfun citou os quatro pesquisadores da Universidad Máximo Gómez Báez (duas em doutorado sanduíche e dois em pós-doutorado) que vieram à UFLA para trabalhar em missão de estudo relacionada ao florescimento de abacaxi e de café.

A permanência deles em Lavras deveu-se ao Programa Capes-MES, que apoia a cooperação científica entre instituições de Ensino Superior do Brasil e de Cuba, nas diversas áreas do conhecimento. A vigência do projeto que possibilitou o trabalho é de quatro anos, chegando ao fim agora, em 2014.