Congressos tradicionais da UFLA terão como tema a universidade brasileira e a inovação tecnológica

Cartaz-PG_compacNeste ano, os congressos tradicionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA): XXVII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), IX Congresso de Extensão (Conex) e XXIII Congresso da Pós-Graduação terão como tema “A Universidade Brasileira e a Inovação Tecnológica”. Os eventos serão realizados no período de 27 a 31 de outubro de 2014, no Salão de Convenções da Universidade.

A programação prevê a realização de mesas-redondas, grupos de discussão, minicursos, sessões de pôsteres e apresentações orais de trabalhos. Discentes de graduação e de pós-graduação terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de extensão e de pesquisa e também conhecerão os demais trabalhos realizados em outras linhas de pesquisa da UFLA e de outras instituições.

O Congresso promoverá um espaço para discussão do papel estratégico da universidade no desenvolvimento do País e da contribuição de estudantes, pesquisadores e extensionistas na inovação tecnológica. Pretende-se refletir sobre a conjuntura mundial da inovação e da transferência tecnológica, as perspectivas, os desafios e as oportunidades desse tema, bem como as variáveis relacionadas à legislação, políticas públicas, investimento público e privado, experiências consolidadas em parques tecnológicos, dentre outras, que potencializam e/ou inibem o avanço tecnológico do Brasil. Pretende-se, ainda, trazer ao debate experiências e soluções que possibilitem ampliar as ações locais para o progresso da ciência brasileira no cenário internacional e que resultem em inovações para a sociedade.

O evento busca ainda criar um ambiente propício para a discussão das pesquisas atuais e temas comuns aos estudantes de graduação e pós-graduandos das instituições de ensino superior, bem como a aquisição de novos conhecimentos, perspectivas profissionais e promoção de novas parcerias para desenvolvimento de linhas de pesquisa e mútua cooperação entre as instituições presentes.

Clique no link para fazer a inscrição e verificar prazos para submissão de resumos