Reitor da UFLA ministra palestra magna no II Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal

scolforo-palestraO reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou nessa segunda-feira (18) do II Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal – II Mensuflor, realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O professor Scolforo proferiu a palestra magna na abertura do evento intitulada “Estado da Arte da Modelagem do Crescimento e Produção Florestal”.

O evento, organizado pelo Setor de Ciências Agrárias (SCA) e Departamento de Ciências Florestais (Decif), reuniu especialistas da área, tanto do setor público como do privado.  Teve como objetivo apresentar e discutir tendências das pesquisas em mensuração florestal, prestigiando as ideias inovadoras e proporcionando maior integração entre pesquisadores da área.

Palestra magna

Scolforo é professor titular da UFLA em Biometria, Inventário e Manejo Florestal desde 1995. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, liderando o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq em Biometria, Inventário e Manejo de Florestas. Coordena ainda diversos projetos sobre modelos de crescimento e produção, manejo e inventário florestal.

Em florestas nativas, é um dos precursores da pesquisa em manejo para usos múltiplos da vegetação do cerrado; atuou em grandes programas de pesquisa na região amazônica, com destaque para o sistema integrado de controle de produtos florestais. Também coordenou o Inventário, Mapeamento e Monitoramento da Flora Nativa e dos Reflorestamentos no Estado de Minas Gerais; coordenou o Zoneamento Ecológico do Estado de Minas Gerais e do Estado do Espírito Santo. Iniciou a pesquisa de manejo da Candeia, que hoje se tornou uma realidade para várias empresas do País e para os agricultores de Minas Gerais.

O evento

Nos dois dias do evento, foram proferidas 16 palestras por renomados especialistas, selecionados oito trabalhos para apresentação oral e mais de 90 trabalhos para divulgação na forma de pôsteres.

O professor Lucas Resende Gomide, do Departamento de Ciências Florestais da UFLA, participou da Coordenação Técnica do evento.

Os trabalhos selecionados para o Encontro fazem parte do livro eletrônico (e-book) Atualidades em Mensuração Florestal, cujo PDF pode ser baixado gratuitamente nesse link.