Estudante da UFLA recebe premiação em congresso nos Estados Unidos

premio-ciencias-alimentosTer o trabalho selecionado para apresentação oral no 12th Sensometrics Meeting – evento internacional mais importante da área de ciências sensoriais – já era motivo de orgulho para a estudante de Mestrado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Jéssica Ferreira Rodrigues, e para sua orientadora, professora Ana Carla Marques Pinheiro. Mas o resultado foi ainda melhor: a estudante recebeu o premio “Best Young Researcher Award”, concedido pela brilhante apresentação oral e pelo desenvolvimento de pesquisa com resultados promissores.

O congresso foi realizado em Chicago, Illinois (EUA), de 29 de julho a 1º de agosto de 2014.

Além do reconhecimento da comunidade acadêmica internacional, a estudante recebeu uma quantia de 1000 dólares da empresa XLSTAT, especialista em estatística e no desenvolvimento de softwares para analise de dados.

Jéssica Rodrigues é engenheira de alimentos graduada pela UFLA e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Alimentos, com área de concentração: Desenvolvimento e avaliação funcional, química, biológica e sensorial de alimentos.

A estudante Jéssica Rodrigues durante a apresentação
A estudante Jéssica Rodrigues durante a apresentação – o nome da UFLA em mais um evento internacional

 

Sensometrics é a área científica que aplica métodos matemáticos e estatísticos a problemas de ciências sensoriais e com consumidores. A Sociedade Sensometric reúne estatísticos, psicólogos, cientistas sensoriais e pesquisadores de mercado que se especializam na concepção e análise de estudos em que o foco é a busca por respostas para as propriedades sensoriais dos produtos. A área mais comum de aplicação é a percepção e resposta afetiva de produtos alimentares e bebidas.

O artigo premiado Evaluating temporal dominance of sensations curves by parallel factor analysis (Parafac) tem como autores: Jéssica Rodrigues, Ana Carla Pinheiro, Cleiton Antônio Nunes, Síntia Carla Correa, Julia Daher Pacheco e João de Deus Souza Carneiro. O trabalho propõe uma nova abordagem para análise de dados sensoriais de dominância temporal das sensações.

Para a estudante, a premiação é motivo de orgulho e incentivo: “Me senti muito feliz, orgulhosa e realizada por representar minha universidade no exterior e pelo reconhecimento do meu trabalho. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram para essa conquista. O congresso foi uma experiência muito enriquecedora e que me proporcionou, além de novas ideias, um incentivo a mais na busca por novos trabalhos promissores”, considerou.

Motivo de orgulho também para a orientadora, professora Ana Carla: “É extremamente prazeroso presenciar o reconhecimento do trabalho desenvolvido por nossos estudantes. A premiação é mais um sinal da qualidade dos programas de pós-graduação da UFLA e da relevância das pesquisas desenvolvidas na Universidade”, concluiu.