UFLA participa do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química de Minas Gerais (PMPG-Qui)

Ao centro, professor Mario Guerreiro, coordenador do programa na UFLA, com parte da primeira turma de pós-graduandos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições participantes do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química de Minas Gerais (PMPG-Qui), iniciativa ligada à Rede Mineira de Química (RMQ). O Programa é constituído de instituições que já possuem programas de pós-graduação em Química, denominadas nucleadoras (universidades federais de Juiz de Fora – UFJF, de Alfenas – Unifal e de Uberlândia – UFU) e de instituições associadas (UFLA e as universidades federais de São João del-Rei – UFSJ, de Itajubá – Unifei, do Triângulo Mineiro – UFTM e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM).

O Programa – nível de Mestrado e Doutorado – teve início em março de 2014, com o conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de uma nova estratégia de oferta em rede, que busca a construção coletiva do conhecimento por meio de um conjunto de instituições de referência. O objetivo é despertar potencialidades locais e educacionais, no sentido de formar um coletivo de professores/pesquisadores que apontem soluções e alternativas para os constantes desafios que a área de Química apresenta.

Na UFLA, o coordenador do Programa é o professor Mario Cesar Guerreiro, do Departamento de Química (DQI). Ele explica que está sendo dedicado todo o esforço para a consolidação do Programa na UFLA, que já tem um histórico de excelência em Pós-Graduação. Como o programa é ofertado em rede, o coordenador destaca como diferencial a ampla oferta de linhas de pesquisa, diversidade de equipamentos e a oportunidade que os estudantes têm para realizar pesquisas em colaboração com outras instituições participantes.

A primeira turma do PMPG-Qui na UFLA tem seis estudantes de Mestrado e três estudantes de Doutorado. Para o segundo semestre, o Programa já selecionou seis mestrandos. Novas vagas serão divulgadas a cada semestre.

A estudante Evanise Silva Penido, representante discente e  participante da primeira turma do Mestrado, sob a orientação da professora Iara do Rosário Guimarães (DQI) e coorientação do professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS) Luiz Roberto Guimarães Guilherme. Com experiência de intercâmbio durante o curso de graduação em Química na UFLA, Evanise pretende realizar parte de seus estudos na Universidade de Delaware (EUA). Para ela, o programa em rede oferece a oportunidade de realizar a pesquisa em colaboração com outras instituições, o que tende a enriquecer o trabalho.

O Programa – Somando-se todas as instituições participantes, os pós-graduandos podem optar por 15 linhas de pesquisa (Química Inorgânica Preparativa; Catálise; Eletroquímica e Eletrocatálise; Espectroscopia Molecular; Ciência dos Materiais; Físico-Química de Sólidos e Interfaces; Desenvolvimento e Aplicação de Métodos Analíticos; Química Ambiental; Síntese Orgânica; Determinação Estrutural de Sólidos Cristalinos e Amorfos; Química Teórica e Computacional; Química de Produtos Naturais; Química Medicinal; Eletroanalítica e Desenvolvimento de Sensores e Físico-Química de Macromoléculas e Coloides).

As instituições nucleadoras colaboram com disciplinas regularmente ofertadas pelos Programas de Pós-Graduação, dentro do limite de vagas, coorientação e colaboração nas teses e dissertações (facultativo), bem como disponibilização da infraestrutura de pesquisa, por meio da coorientação (quando existente). As Instituições Associadas oferecem orientação e coorientação, infraestrutura de pesquisa e disciplinas.

Na UFLA, são nove os professores que participam do Programa: Adelir Aparecida Saczk; Cleber Paulo Andrada Anconi; Elaine Fontes Ferreira da Cunha; Fabiano Magalhães; Iara do Rosario Guimaraes; Mario Cesar GuerreiroMatheus Puggina de Freitas; Teodorico de Castro Ramalho e Marcio Pozzobon Pedroso. A UFLA também oferece a infraestrutura de 10 laboratórios, além de dezenas de equipamentos de ponta.