Repositório Institucional da UFLA ocupa 21ª posição no Brasil

Logotipo Repositório Institucional UFLACom apenas 17 meses de funcionamento, o Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA), que disponibiliza acesso às publicações científicas e trabalhos acadêmicos, conquistou a 21ª colocação no Brasil, segundo o “Ranking Web of World Repositories“, organizado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) – maior organismo público de investigação da Espanha.

Na avaliação de julho/2014, o RIUFLA aparece pela primeira vez entre 45 repositórios brasileiros avaliados e ocupa a 879ª posição no ranking de repositórios do mundo. Das 59 universidades federais brasileiras, a UFLA já ocupa a 8ª posição no ranking. Na última avaliação, publicada em janeiro de 2014, a UFLA nem fazia parte do ranqueamento.

Duas vezes por ano, em janeiro e julho, o Ranking Web of Repositories traz uma avaliação dos repositórios no mundo com o objetivo de apoiar o livre acesso a publicações científicas em formato eletrônico e acadêmico. A próxima edição será publicada no final de janeiro de 2015.

O RIUFLA foi lançado em fevereiro de 2013 com o objetivo de armazenar a produção intelectual da UFLA, em formato digital, permitindo seu compartilhamento na rede mundial de computadores. Hoje, conta com um total de 1576 títulos, com publicações de todos os departamentos da Universidade. O acervo é composto, além das teses e dissertações, de artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos pelos seus professores, técnicos e pesquisadores.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o Repositório Institucional fortalece a imagem da Instituição no contexto acadêmico mundial, permitindo uma maior visibilidade das pesquisas em desenvolvimento e o livre acesso às publicações em diferentes áreas do conhecimento. Significa, portanto, mais um instrumento a favor do processo de internacionalização, garantindo a abertura de novas oportunidades de colaboração.

De acordo com o diretor da Biblioteca Universitária, Nivaldo Oliveira, desde o planejamento para sua implantação, houve a preocupação de enquadrar o RIUFLA nos critérios de avaliação do Ranking Webometrics, cujo objetivo é promover a presença na Web das instituições acadêmicas, apoiando-as para aumentar a transferência de conhecimento científico e cultural para toda a sociedade. Nesse ranking, a criação de repositórios é um dos indicadores avaliados.

“Espera-se que os pesquisadores da UFLA se conscientizem da importância do repositório para a maior visibilidade das publicações, contribuindo para que o RIUFLA suba de posição nas próximas avaliações”, considera Nivaldo Oliveira.

Considerado ainda uma novidade entre os acadêmicos, o Repositório tem grande potencial de ampliar de maneira significativa seu acervo. Vale destacar que os artigos científicos com extensão PDF têm maior peso na avaliação.

Entre os departamentos da UFLA, o Departamento de Administração e Economia (DAE), onde foi desenvolvido o projeto piloto, é o que mais contribui com inserção de 259 títulos no repositório. Em seguida, o Departamento de Agricultura (DAG), com 253 títulos e o Departamento de Biologia (DBI), com 189 títulos registrados.

Acesse:

Orientações para uso do Repositório Institucional