Exposição de ilustrações científicas finaliza curso na UFLA

ilustracao-cientifica-exposicaoDe 21 a 25 de julho, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram de um curso de ilustração científica, finalizado com a exposição dos trabalhos no Departamento de Entomologia (DEN). Ministrado pela professora Rosa Alves Pereira, desenhista/projetista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso é um diferencial na formação dos estudantes.

A professora Rosa Pereira ficou surpresa com a qualidade dos trabalhos finais apresentados. Mestre em ilustração científica, com experiência em ministrar cursos de extensão e capacitação desde 2005, ela destaca a ilustração como importante componente visual da ciência. Na UFLA, o curso de 30 horas foi focalizado na ilustração entomológica. “É preciso conhecer bem os insetos para retratá-los”, enfatizou a professora.

Foi justamente pensando neste diferencial que a professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Mirian Nunes Morales, propôs a realização do curso. Depois de ofertar o tópico especial “Ilustração Científica Digital”, a professora, que também realiza o pós-doutoramento no DEN/UFLA, pensou em motivar ainda mais os estudantes para aprenderem as técnicas para ilustração manual.

O estudante Mateus Pereira coloca em prática as técnicas aprendidas no curso

De acordo com Mirian, as técnicas que foram apresentadas – grafite e scratchboard – deverão melhorar a qualidade das publicações, especialmente quando se tratar de taxonomia, em que as ilustrações são muito comuns e trazem um diferencial ao trabalho.

O mestrando Mateus Pereira concorda que as técnicas aprendidas no curso vão enriquecer as publicações e mesmo o trabalho de dissertação, já que trabalha com a sistemática de vespas solitárias. O estudante, que sempre gostou de desenhar, mas julgava não ter muito talento, também ficou surpreso com o resultado das ilustrações usando as técnicas e ferramentas apresentadas no curso.

O tópico especial “Ilustração Científica Digital” é ofertado semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Entomologia e é aberto a estudantes de todos os cursos de pós-graduação da UFLA.

Professora Rosa Pereira, prof. Mirian Morales e os estudantes que participaram do curso de ilustração científica
Prof.Rosa Pereira, prof. Mirian Morales e os estudantes que participaram do curso de ilustração científica