Capes lança edital com oportunidades de intercâmbio na Espanha – Docentes e pós-graduandos

dguA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Direção Geral de Política Universitária (DGPU), vinculada ao Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, tornam pública mais uma chamada para o programa de intercâmbio Capes/DGPU (Edital Nº 40/2014).

O programa tem como objetivo apoiar o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa, brasileiras e espanholas, por meio da mobilidade de docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação brasileiros e espanhóis, visando à consolidação, expansão e internacionalização das instituições de ensino superior e dos institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros. Visa-se, portanto, enriquecer a formação e o desenvolvimento de recursos humanos no âmbito da cooperação científica internacional.

No Brasil, as inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível no endereço virtual do programa (http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/espanha/capesdgpu), até às 16 horas, do dia 17 de agosto de 2014.

Benefícios: Bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros nos termos vigentes na Capes; passagens aéreas internacionais e diárias para docentes brasileiros em missão de trabalho na Espanha; recursos de custeio para despesas relativas às atividades da parceria desenvolvidas no Brasil.

Duração dos projetos: A duração prevista é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos a critério das agências financiadoras.

Inscrições: Os proponentes brasileiros deverão apresentar suas propostas à Capes, enquanto os colaboradores espanhóis deverão se inscrever conforme chamada da DGPU.

Edital, clique aqui

Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste edital e sobre o preenchimento do formulário de inscrição on line poderão ser obtidos por intermédio do endereço de correio eletrônico dgpu@capes.gov.br.