Equipe Troia tem robô campeão em evento de robótica

Membros da equipe Troia no pódio, segurando o troféu e bandeiras do BrasilRepetindo o bom desempenho da edição anterior, a equipe de robótica Troia participou do pódio do 10º Winter Challenge. Mas, dessa vez, o robô Pé de Pano alcançou o degrau máximo, vencendo a competição na categoria hobbyweight – para robôs de até 5,5 kg. O evento foi realizado em São Caetano do Sul (SP), entre os dias 17 e 20 de julho. Na final, o robô da equipe esaliana combateu o robô Bozo, construído pelos estudantes de Engenharia da Anhanguera Educacional.

Os robôs de combate são comandados por controle remoto e têm objetivos diferentes em cada categoria. Na hobbyweight, o objetivo é imobilizar a máquina oponente – a força e a resistência é posta à prova. Durante as lutas, a segurança das equipes e espectadores também é observada. Também foi inscrito nessa categoria o robô Kamikaze, da Troia, que terminou em sexto.

A equipe também construiu os robôs Aquiles (lightweight, 27,2kg), Julius Rock e MacGyver (sumô, 3kg).

Winter Challenge

Considerado o maior evento da área na América Latina, o Winter Challenge contou com a participação de equipes estrangeiras e a transmissão dos combates ao vivo. Participaram 90 equipes, com 350 robôs inscritos. Neste ano, uma nova categoria foi incluída: Desafio Inteligente Júnior, voltada para alunos do ensino fundamental e médio.

Entenda as categorias

• Combate –  dividida nas categorias beetleweight, hobbyweight, featherweight, lightweight e middleweight, com robôs de até 55kg controlados por rádio. Dois robôs disputam quem resiste mais aos ataques numa arena especialmente projetada, em rounds de três minutos.
  • Sumô – há quatro grupos distintos: mini-sumô com unidades de 500g autônomos, robôs radiocontrolados de até 3kg, robôs autônomos de até 3kg e robôs autônomos Lego de até 1kg. O objetivo é a identificação do oponente e empurrá-lo para fora da arena.
  • Seguidor de Linha – os competidores devem seguir um trajeto identificado no chão de forma autônoma e no menor tempo.
  • Hockey – o time é composto por três robôs de 6,8kg, autocontrolados. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols durante o tempo estabelecido.
  • Trekking – um robô autônomo deve ser capaz de encontrar marcos num campo aberto totalmente desconhecido no menor tempo possível.
  • Desafio Inteligente Júnior – exclusivamente destinada aos alunos do ensino fundamental e médio, com menos de 18 anos. Nela, o robô autônomo deve identificar a cor da bola e transportá-la até o local com a cor correspondente num trajeto em linha. As quatro bolas são dispostas de maneira diferente a cada rodada e o robô que cumprir essa tarefa em menos tempo é o vitorioso.