Gestores do Lavrastec visitam laboratórios da UFLA, para mapear possíveis parcerias com empresas

lavrastecCom o objetivo de construir um planejamento que auxilie a prospecção de empresas que poderão compor o Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), diversas ações estão sendo desenvolvidas pela equipe de gestão do Parque, sob orientação do assessor de inovação e empreendedorismo da UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior. Uma das ações em andamento é o mapeamento dos laboratórios existentes na UFLA, com suas respectivas características e estruturas físicas e humanas. O trabalho começou no início de julho e tem previsão de término em setembro.

As informações coletadas irão caracterizar os laboratórios e, consequentemente, servirão de parâmetro para futuras ações institucionais. Essa coleta tem o objetivo de identificar a existência de parcerias entre eles e a iniciativa privada e, na ausência dessas, a predisposição dos seus coordenadores em firmar futuras parcerias com empresas instaladas no Lavrastec.

A partir da tabulação dos dados, a equipe gestora do Lavrastec poderá ser mais assertiva quanto às empresas que serão convidadas a participar do Parque. Isso porque a seleção dessas empresas será feita considerando o parecer dos coordenadores dos laboratórios, bem como o alinhamento da estrutura da empresa com o conhecimento existente na Universidade.

De acordo com o chefe do Departamento de Fitopatologia da UFLA, professor Flávio Henrique Medeiros, uma futura parceria do laboratório que coordena com empresas que serão sediadas no Lavrastec poderá gerar benefícios impulsionando pesquisas na área de tecnologia. Isso poderá induzir os pesquisadores do laboratório à busca de novas tecnologias aplicadas, além de promover a inovação. E ainda, possibilitará a geração de empregos para bons profissionais, bem como favorecerá o desenvolvimento de pesquisas, fortalecendo a pós-graduação.

Outras informações sobre o mapeamento dos laboratórios podem ser obtidas pelo telefone: 3829-1078.

O Lavrastec

O Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec) será um ambiente de inovação favorável à sinergia entre empresas, universidades e instituições científicas e tecnológicas (ICT’s). Além disso, possuirá uma infraestrutura física de alta qualidade, com um moderno modelo de gestão que proporcionará às suas empresas residentes todas as condições para o desenvolvimento de suas atividades, incluindo assistência para a captação de recursos junto às agências financiadoras de projetos.

O Lavrastec contará, ainda, com: áreas especiais para implantação de centros de desenvolvimento tecnológico; centros empresariais para pequenas e médias empresas; incubadora de empresas e entidades de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

Com informações de Amanda Castro – Assessoria de Comunicação Nintec/Inbatec/Lavrastec