Projeto desenvolvido no DEG: robôs poderão enriquecer aulas de Física e Matemática do ensino médio

Kit em fase de montagem e experimentos.

Uma equipe do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está trabalhando em um projeto que, no futuro, poderá ajudar professores do ensino médio durante a abordagem de matérias como Física e Matemática. Conteúdos como lançamento oblíquo, leis de Newton, atrito e força ficarão mais atrativos para os alunos com a utilização de robôs montados a partir de kits didáticos, que permitem experimentos práticos envolvendo essas temáticas.

A fase inicial do projeto é de estudos e pesquisas, com duração de um ano. De acordo com o professor do Departamento de Engenharia (DEG) e coordenador das atividades, Leonardo Silveira Paiva, após essa primeira etapa, que já deve ser concluída em agosto, os trabalhos deverão ser transformados em atividade de extensão, levando os conhecimentos produzidos às escolas do município.

Atualmente, quatro bolsistas selecionados pelo Programa de Bolsa Institucional de Ensino e Aprendizagem, na submodalidade Ensino/Apoio à Produção de Material Didático (Promad), sob a orientação do professor Leonardo, fazem o levantamento teórico e prático para documentar a montagem das estruturas dos diferentes robôs, sua programação e os experimentos realizados. Esse material transforma-se no “tutorial”, que será posteriormente apresentado aos professores do ensino médio, para análise e adaptação da linguagem. Gabriel Cambraia Soares, Gustavo Picoli Berteli, NorioHatasa Júnior e Thomás de Abreu Fortuoso Gouvêa são os alunos de graduação envolvidos no projeto.

Este não é o primeiro projeto desenvolvido na UFLA envolvendo a plataforma Lego Mindstorms e estudantes do ensino básico. Um projeto de extensão coordenado pelo professor Ricardo Rodrigues Magalhães utiliza o mesmo material para orientar alunos de escolas do município na construção de robôs para participação em olimpíadas de robótica. “A diferença, no caso desta pesquisa, é que os kits estão sendo programados para reproduzir experimentos específicos, ligados a conteúdos didáticos, com a finalidade de apoiar o desenvolvimento das aulas”, esclarece o professor Leonardo.

Futuro

Quando o tutorial dos robôs montados a partir do projeto estiver concluído, a intenção é deixar o conteúdo à disposição dos professores das escolas de Lavras. No caso das instituições que não puderem adquirir seus próprios kits para utilização, haverá a opção de agendar oficinas, para que os estudantes da UFLA levem os robôs até o local e façam a demonstração prática das experiências durante as aulas.