DEX promove seminário com professor da Universidade de Lisboa nesta quinta-feira (26/6)

2406palestranteDEXO Departamento de Ciências Exatas (DEX/UFLA) recebe, nesta quinta-feira (26/6), o professor do Centro de Estatística e Aplicações (Ceaul) da Universidade de Lisboa, professor Carlos Daniel Paulino. O Seminário será realizado no anfiteatro do DEX, às 17 horas.

Com a palestra intitulada “Análise semiparamétrica bayesiana da diversidade do repertório de receptores de células T”, o especialista em estatística e investigação operacional pretende demonstrar a superioridade do modelo semiparamétrico sobre alternativas paramétricas em termos do viés de estimativas pontuais e cobertura de intervalos de credibilidade HPD.

De acordo com o palestrante, muitos conjuntos de dados gerados de técnicas de sequenciação correntes podem ser sumariados por uma distribuição empírica de abundância de sequências, como acontece em Imunologia na análise da diversidade dos receptores de linfócitos T. Esta distribuição é usualmente caraterizada por muitas sequências registadas com baixas frequências e poucas sequências altamente abundantes.

Propõe-se, dessa forma, um modelo semiparamétrico bayesiano capaz de lidar com tal padrão estocástico e de estimar o número de sequências distintas não observadas. O seu uso é ilustrado com a análise de um conjunto de dados de receptores de células T de estirpes de ratinhos em uma pesquisa realizada sobre diabetes.