Estão abertas as inscrições para o III Formuleite

grupo do leiteO Grupo do Leite está promovendo o III Simpósio Internacional em Formulação de Dietas para Gado de Leite (Formuleite), evento que será realizado entre os dias 25 e 28 de agosto, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

As inscrições já podem ser realizadas pelo e-mail formuleite2014@yahoo.com.br. Após envio da mensagem, os participantes receberão um formulário de inscrição com informações referentes ao depósito bancário. Estudantes de graduação pagam R$ 250,00 e profissionais que atuam na área R$ 350,00, até o dia 10 de agosto. Após este período os valores sobem para R$ 300,00 e R$ 400,00, respectivamente.

Confira a programação completa do III Formuleite.

Outras informações podem ser obtidas com a Fabiana de Freitas Cardoso (35) 9202-9746 e Roberto Rodrigues Vilela (35) 9983-4868, ou pelo site www.grupodoleite.com.br.

Sobre o Grupo

Composto por alunos dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UFLA, o Grupo do Leite tem também a participação de estudantes de mestrado e doutorado da área de produção animal, sob a orientação do professor do Departamento de Zootecnia (DZO) Marcos Neves Pereira. Todas as segundas-feiras ocorrem reuniões entre seus membros e, aos domingos, trabalhos são feitos na Fazenda Palmital, da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), no município de Ijaci (MG).

Cursos e palestras também são realizados semestralmente, além de viagens técnicas a fazendas, dias de campo, feiras agropecuárias, torneios leiteiros e congressos como o Interleite e os cursos “Novos enfoques na produção e reprodução de bovinos”.

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom. Com informações de Luciana da Silva – bolsista Ascom/DZO.

Primeira edição do Colóquio de Matemática será no dia 24 – evento ocorrerá quinzenalmente

matematicaA partir desta semana, a comunidade acadêmica, em especial graduandos, terá uma programação quinzenal voltada para a matemática. O Colóquio de Matemática será realizado a cada duas semanas, nas terças-feiras, às 17h50, no Auditório do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

A palestra inaugural, no dia 24 de junho, será proferida pela professora Rita de Cássia Dornelas (DEX/UFLA). Ela abordará a modelagem matemática e o cálculo do volume de toras de madeira, apresentando alguns métodos que são utilizados para essa medição.

Também serão demonstradas algumas comparações entre esses métodos, apresentadas em artigo publicado recentemente pela Revista do Professor de Matemática. Essa aplicação pode ser útil no ensino de Geometria para alunos do Ensino Médio.

Encontro Ampliado do FMEI na UFMG teve participação de professora do DED/UFLA

fmei-ufmgEm 5/6 ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o V Encontro Ampliado 2014 do Fórum Mineiro de Educação Infantil. A professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) Cláudia Ribeiro, que coordena o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI), esteve presente no evento, acompanhada das representantes do município de Nepomuceno Marly Aparecida de Carvalho Ribeiro e Dulcinéia Aparecida Ferraz Ribeiro.

De acordo com a professora Cláudia, na plenária final teve destaque a importância do FSMEI, já com 102 edições. “Falou-se muito da relevância de o movimento social ter a mediação da Universidade, como acontece aqui na região, com a UFLA”, explica. As edições do FSMEI ocorrem mensalmente, alterando-se nos municípios do Sul do Estado. A próxima cidade a sediar o encontro será Paraguaçu, em 31/7. “Os fóruns  mobilizam tanto o poder público quanto os profissionais para a luta em prol da qualidade da educação infantil”, lembra a professora.

Sobre o Encontro Ampliado 2014 do Fórum Mineiro de Educação Infantil

Durante o Encontro, de periodicidade anual, foram debatidos pontos da Lei 12.796/2013, que altera alguns dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/1996). As discussões deram-se a partir de três eixos: as implicações para as crianças, para as políticas públicas e para as famílias da obrigatoriedade de matrícula a partir dos quatro anos de idade; forma de definição do currículo da educação infantil e questões relativas aos profissionais da área (salário, carreira e formação).

Após apresentações feitas pela coordenadora do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e professora da UFMG, Mônica Correia Baptista, e pelo presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Infantil (CNE), Marcelo Feitosa, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho e discussão. O encerramento realizou-se com a plenária.

Pós Café abre processo seletivo – inscrições até 3/7

selecao-pos-cafeInteressados em fazer parte do Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós Café) podem se inscrever no processo seletivo do Núcleo até 3/7. É necessário enviar e-mail ao endereço processoseletivoposcafe@hotmail.com, anexando currículo e histórico completo.

Os candidatos que forem selecionados serão convocados, também por e-mail, para uma entrevista. Podem participar estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Engenharia de Alimentos, pertencentes à graduação ou à pós-graduação.

O Pós Café

Fundado em 2011, o Núcleo tem como tutor o professor do Departamento de Engenharia Flávio Meira Borém. Os estudos desenvolvidos abrangem as etapas de pós-colheita do café, com o objetivo de colaborar para a melhoria da qualidade desse produto. Outras informações: http://www.nucleoestudo.ufla.br/poscafe/index.php.