Campo de Públicas foi tema de palestra proferida pelo professor Valdemir Pires na UFLA

image002Cerca de 120 pessoas se reuniram nesta segunda-feira (26/5) para assistir à palestra do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Valdemir Pires, sobre “Formação e atuação em áreas do Campo de Públicas: perspectivas, dilemas, possibilidades e responsabilidades”. Inicialmente prevista para ocorrer no Anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAE), o evento foi transferido para o Anfiteatro da Biblioteca, a fim de acomodar melhor o público interessado.

Professor Valdemir é considerado liderança no chamado Campo de Públicas, que envolve os cursos de graduação em Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social. De acordo com a aluna do 4º período do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Carolyne Maciente, a experiência do convidado influenciou em seu interesse pelo evento. “É um palestrante renomado e o tema é muito pertinente para o nosso curso”, diz.

O professor do DAE Gustavo Costa de Souza explica a importância da palestra para os estudantes, lembrando que os cursos do Campo são recentes no país. “Muitos alunos ainda não conhecem bem esse campo, essa área caracterizada fundamentalmente por pensar a relação entre Estado e sociedade. A vinda do professor Pires contribui para que eles possam entender melhor o que estão estudando, e suas perspectivas de trabalho”.

Segundo o professor Pires, a discussão do tema é necessária porque, a partir deste ano, os cursos de Públicas ganharam diretrizes curriculares próprias, e os projetos pedagógicos terão que se adaptar a essas novas diretrizes. A questão relevante atualmente é que esses cursos tenham identidade própria, diferenciando-se da Administração em suas especificidades.

O palestrante lembra, ainda, que o estudante de Públicas geralmente pensa no mercado de trabalho a partir dos concursos públicos, mas ele acrescenta que há também outras perspectivas, como os cargos comissionados e diretivos, as ONGs, as empresas que fazem parcerias público-privadas e precisam de profissionais da área, entre outras possibilidades. “Parece-me que a perspectiva é muito boa para os próximos anos”, conclui.

A organização da palestra foi feita pelo DAE, pelo Centro Acadêmico de Administração Pública, pelo Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs), pelo Programa de Educação Tutorial Institucional de Administração Pública da UFLA (PETi Pública) e pela Alfa Pvblica Consultoria Jr.