Professores da UFLA tiraram dúvidas de telespectadores do Globo Rural sobre criação de cavalos

globo-ruralNum período de pouco mais de um mês, o programa Globo Rural, da Rede Globo, exibiu três matérias que tiveram a colaboração de professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Eles responderam a dúvidas de telespectadores criadores de cavalos.

O professor do Departamento de Medicina Veterinária Francisco Duque de Mesquita Neto forneceu orientações sobre a tabela para cálculo do peso que o cavalo de montaria pode suportar e sobre a crença popular de que “urina de égua mataria capim”. Já a professora do Departamento de Zootecnia Raquel Moura participou da edição que foi ao ar em 18/5 e falou sobre o uso da silagem na alimentação das éguas.

Professora Raquel explica que Minas Gerais, especialmente no Sul do Estado, tem grande relevância na área de produção de equídeos, por possuir o maior plantel nacional de cavalos, o quinto maior plantel de jumentos e o segundo maior plantel de mulas no Brasil. Nesse panorama, o Núcleo de Estudos em Equideocultura da UFLA (Nequi), do qual fazem parte os dois professores entrevistados, assume o objetivo de contribuir para a elevação dos conhecimentos de profissionais, estudantes e produtores rurais atuantes na equideocultura brasileira. A participação nas reportagens vai ao encontro dessa missão.

Acesse os vídeos:

6/4 – Tabela faz cálculo do peso que cavalo de montaria pode suportar.

13/4 – Veterinário explica se é verdade que urina de égua mata capim.

18/5 – Veterinária recomenda uso de silagem na alimentação de éguas.