Professores da UFLA debatem oportunidades de intercâmbio na Penn State University

professores-ufla-penn-state1Os professores José Maria de Lima (pró-reitor de Pesquisa), Antonio Chalfun Junior (diretor de Relações Internacionais), Renato Paiva (diretor da Editora UFLA) e Patrícia Paiva (vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Fitotecnia) visitaram a Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State) nesta semana. O objetivo da viagem foi a discussão de novas oportunidades no âmbito do programa de internacionalização da UFLA.

Os docentes foram recebidos pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Gary Thompson e tiveram a oportunidade de conhecer diferentes possibilidades de intercâmbio e pesquisa oferecidas pela universidade estadunidense. Também se reuniram com os pesquisadores Rick Bates, de horticultura ornamental; Max Schlossberg, da área de nutrição e fertilidade de solo; David Mortensen e William Curran, de sistemas de produção e ecologia aplicada, com forte vínculo com a extensão; e Dawn Luthe, da área de resistência de plantas a estresse e insetos.

Durante a visita, conheceram as instalações do laboratório Guiltinan, especializado em pesquisas com cacau. Também visitaram o Millenium Building, edifício construído com conceitos contemporâneos de arquitetura e paisagismo que abriga um avançado centro de pesquisas e microscopia eletrônica.

De acordo com a professora Patrícia, a visita permitiu criar novas possibilidades de colaboração e intercâmbios para professores e estudantes da UFLA. Outros aspectos que chamaram a atenção foram a receptividade dos membros da Penn State e seu desejo de estabelecer parcerias com a UFLA, inclusive de enviar estudantes para Lavras.