Novos servidores tomaram posse na UFLA nesta quarta-feira (21/5)

image002Nesta quarta-feira (21/5), mais 14 profissionais tomaram posse como servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Amigos e familiares estiveram também presentes no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria), para a solenidade. Entre os novos servidores, há 1 docente e 13 técnicos administrativos. De acordo com o reitor em exercício, professor Carlos José Pimenta, em 2014 a UFLA já empossou 60 técnicos e 37 professores.

O Administrador Alessandro Rocha, que irá atuar no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), diz esperar que seu trabalho contribua muito com a instituição. Também pretende aproveitar os incentivos profissionais que a Universidade tem a oferecer. “Estou feliz e ansioso para começar”, comenta. Ele é de Juiz de Fora (MG) e afirma ter prestado o concurso ciente de estar escolhendo um bom local de trabalho. “Eu não conhecia Lavras, mas sabia que a UFLA era uma das melhores universidades do país, que investe no desenvolvimento de seus servidores”.

Na composição da mesa de honra da cerimônia, presidida pelo professor Carlos Pimenta, estavam também a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, professora Valéria da Glória Pereira Brito; o diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Georges Villela Zouein; o membro da Comissão de Ética, Adriano Higino Freire; o presidente do Sindicato dos Servidores da UFLA (Sind-UFLA), César Raimundo da Silva; o presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFLA  (Adufla), professor Eric Fernandes de Melo Araújo e o representante da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos técnico-administrativos (Cista), Hugo César Tadeu.

Após a leitura do “Termo de compromisso ético” e do “Termo de posse”, os documentos foram assinados e tiveram início os pronunciamentos. Os representantes da Cista, da Adufla e do Sind-UFLA apresentaram-se aos novos servidores, deram-lhes as boas-vindas e falaram da atuação de cada uma dessas representações. Em seguida, a professora Valéria manifestou alegria em receber o novo grupo, falando também das características positivas que encontrarão no ambiente de trabalho da UFLA. “Quero cumprimentá-los pela conquista, pela vitória; e desejar a vocês a melhor carreira possível”, encerrou a professora.

Já o professor Carlos Pimenta lembrou a satisfação do reitor José Roberto Soares Scolforo com cada nova posse, em função dos esforços que são empregados para que as vagas sejam conquistadas. Pediu a todos que vistam a camisa da Universidade. “E vestirão a camisa de um time que ganha muito, um time vencedor”, completou o professor, acrescentando o comentário de que a UFLA é um lugar agradável para se trabalhar, e que a valorização da instituição pelos índices do Ministério da Educação (MEC) está ligada ao esforço da equipe.

Veja a relação de servidores que tomaram posse neste dia 21.05.

Professora do DQI faz palestra no Colóquio de Física desta quarta (21/5)

Dex“A carne nossa de cada dia” é o tema a ser abordado pela professora do Departamento de Química (DQI) Maria Lucia Bianchi no colóquio de Física desta quarta-feira (21/5). A atividade terá início às 17h40, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX). Toda a comunidade é convidada a participar do Colóquio, que tem realização semanal.

A organização é dos professores do DEX José Nogales e Karen Luz e da estudante do Programa de Pós-Graduação em Física Laysa Gonçalves Martins.

Sobre o tema*

Já em 1798 o inglês Thomas Malthus afirmou que, com o grande aumento da população, o futuro seria marcado pela falta de alimento, aumento da mortalidade e diminuição da taxa de crescimento populacional. Hoje em dia temos vários pesquisadores concordando com Malthus e fazendo previsões alarmantes com relação à falta de água potável e, consequentemente, de alimentos. Outros pesquisadores, entretanto apostam na tecnologia para superar tais dificuldades. Afinal, Malthus estava certo ou errado?  Na apresentação serão colocados alguns pontos para reflexão.

*Texto fornecido pela organização de evento

Grupo Teatro Construção apresentará em Lavras a peça “A Lição”

Fonte: Grupo Teatro Construção

A peça “A Lição” será apresentada pelo Grupo Teatro Construção nos dias 24/5, 25/5, 31/5 e 1º/6 no Teatro Municipal (Estação Costa Pinto). O espetáculo tem entrada franca, mediante retirada dos convites na Casa de Cultura (Rua Santana, 111, Centro, Lavras/MG), das 13h às 18h. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) apoia o evento.

No elenco estão Amanda Ferreira, Átila Nonato e Gabriel Amaral. O texto é de Eugène Ionesco, com adaptação e direção de Ricardo Calixto. Nos quatro dias, a apresentação terá início às 20h. O e-mail de contato do grupo é gtc@teatroconstrucao.com.br. Veja o cartaz.

Sinopse*

Especializado em aritmética, filologia, filosofia, línguas, medicina, e outras ciências, um professor conhecido da cidade atende alunos interessados em apresentar-se ao concurso de doutorado total ou parcial. Nesse ambiente, entra a nova aluna, interessada nos conhecimentos do professor. O que se percebe após sua chegada são as diferentes relações de poder entre os personagens, destacando-se a criada – uma figura aparentemente onisciente. Através de diálogos aparentemente absurdos, o problema universal da falha de comunicação e a procura incessante pela informação são expostos de forma extremamente cômica, algumas vezes, mas também dramática ou trágica.

*Informada pelo Grupo.