UFLA sediou Seminário de Empreendedorismo e Inovação

siminoveAs possibilidades de realizar inovação e de empreender, na Universidade, foram debatidas durante o V Seminário de Empreendedorismo e Inovação (Siminove), ocorrido na UFLA, no dia 14. O Salão de Convenções recebeu participantes de Lavras e 30 cidades da região. As palestras contemplaram casos de sucesso, influências da inovação na carreira, possibilidades de empreendedorismo na UFLA, o papel dos jovens na economia do conhecimento e a comunicação como ferramenta do processo de inovação tecnológica.

A mesa de abertura foi formada: pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; pelo superintendente de Inovação Tecnológica da Sectes, Brenda Alves da Silva (representando o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues da Silveira); pelo vice-prefeito de Lavras, Aristides Silva Filho; pelo presidente da Câmara Municipal de Lavras, vereador Marcos Possato; e pelo pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor José Maria de Lima.

Brenda Alves destacou o papel do Simi na aproximação do conhecimento acadêmico do mercado. O professor Scolforo reforçou que a geração de produtos e tecnologias por meio do conhecimento acadêmico é uma forma de retorno, de mostrar à sociedade o que é desenvolvido dentro da Instituição.

Quando a Universidade gera tecnologia e esta, produtos, está dando uma satisfação à sociedade sobre o que é desenvolvido dentro da instituição – ao contrário da ideia de que a universidade estaria se ‘vendendo’, ao abordar temas como empreendedorismo e inovação – Prof. José Roberto Scolforo

siminove2O evento buscou incentivar a cultura do empreendedorismo na universidade, conscientizando o público acadêmico e despertando seu interesse sobre a realização de pesquisas que se tornem, futuramente, inovações passíveis de utilização no mercado.

O Siminove é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) do Governo de Minas e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Simi, em parceria com a UFLA, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec).

Veja, no canal TV Simi, no Youtube, os vídeos do Siminove na UFLA.

Veja mais fotos do Siminove no Facebook da Inbatec/UFLA.