1º FIAmb teve abertura oficial com avaliação positiva pelos organizadores – veja fotos

image007A abertura oficial do 1º Fórum de Inovações Ambientais (FIAmb) ocorreu nesta quinta-feira (8/5), às 18h, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com 172 inscritos, o evento promovido pela Preserva Jr. contou com a presença não só de alunos da UFLA, como também da Unilavras, da Unopar e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).  A empresa júnior, com pouco mais de um ano de existência, promove este tipo de atividade pela primeira vez e já comemora os resultados. “Nossa meta de adesão de participantes foi superada, e tudo está caminhando bem”, dizem os membros da empresa Matheus Grillo e Bianca Amarante.

O tema definido para o 1º FIAmb foi “A sustentabilidade na construção civil”. De acordo com a presidente da Preserva Jr., Yasmim Kaore, o assunto foi escolhido por ser atual e representar um nicho de mercado para os profissionais da Engenharia Ambiental. O estudante do terceiro período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFLA Gustavo Oliveira foi um dos participantes e disse que, mesmo já tendo tido contato com o tema anteriormente, decidiu se inscrever para ampliar seus conhecimentos e sanar dúvidas quanto ao mercado de trabalho.

Dados da Associação Nacional de Arquitetura Sustentável (Anab) mostram que a construção civil no Brasil consome 40% dos recursos naturais e da energia produzida, 34% da água, 55% de madeira não certificada, e responde por 67% da massa total de resíduos sólidos urbanos. Daí a busca por construções sustentáveis, que garantam menor impacto ambiental, menor consumo energético e hidráulico, assim como segurança e conforto para os usuários.

A mesa de honra formada para a abertura dos trabalhos foi composta pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Nilson Salvador, que representava o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; pelo chefe do Departamento de Engenharia (DEG), professor Carlos Eduardo Silva Volpato; pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Ronaldo Fia; pelo coordenador da Preserva Jr., professor André Geraldo Cornélio Ribeiro e pela presidente da Preserva Jr. De maneira geral, todos eles parabenizaram a equipe pela iniciativa em realizar o Fórum e realçaram a importância do tema. O chefe do DEG e o coordenador do curso aproveitaram a oportunidade para também falar aos alunos sobre a primeira avaliação pela qual a Engenharia Ambiental passará, e pediram o envolvimento de todos.

Os assuntos do primeiro dia de evento

Embora o tema fosse a sustentabilidade na construção civil, o primeiro palestrante da noite chegou para falar sobre empreendedorismo, preparando a motivação do público para os conhecimentos técnicos que receberiam nas demais palestras. O criador do projeto “Tio Flávio Cultural”, Flávio Tófani, conhecido como Tio Flávio, veio de Belo Horizonte e, pela segunda vez, fala sobre o tema na UFLA. A primeira participação foi na Feira de Núcleos de Estudo, Empresas Juniores e PET’s (Fenep), em 2013.

Ele enfatiza sua satisfação e disposição de trabalhar com os alunos. “Os jovens são a base do empreendedorismo, e eles podem transformar a sociedade”, explica. Tio Flávio conseguiu envolvimento do público com uma palestra dinâmica, marcada pela irreverência e pelo incentivo à reflexão sobre a questão do posicionamento que cada um deve assumir frente ao mercado.

A segunda palestra foi ministrada pelo sócio-proprietário da Ipê-Amarelo Arquitetura e Engenharia, engenheiro Fernando Machado, com o tema “A prática de projetos e obras em edificações mais sustentáveis”. Na sequência, houve sorteio de brindes para os participantes, que foram também convidados para a confraternização do evento, realizada no Casarão 1909, centro de Lavras. Na sexta-feira (9/5), o Fórum tem continuidade com palestras até as 17h30. Confira aqui a programação. Com o encerramento do 1º FIAmb, os integrantes da Preserva Jr. pretendem começar a organização do “Arraiá da Preserva”, iniciativa beneficente que, segundo eles, teve sucesso em 2013.