GAO abre inscrições para “III Ciclo de palestras em ovinocultura”

ciclo palestras ovinoculturaProdutores, profissionais e estudantes interessados em ovinocultura terão a oportunidade de se reunir no “III Ciclo de palestras em ovinocultura: profissionalismo na produção”, organizado pelo Grupo de Apoio à Ovinocultura (GAO), que tem sede no Departamento da Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (1º de abril), na Cantina Central.

Membros do GAO e de outros grupos de estudos da UFLA pagam taxa de R$ 25,00*. Para os demais participantes o valor é de R$ 30,00. O evento ocorrerá no Anfiteatro da Biblioteca, com início às 7h 45 e término após as 17h – no primeiro dia. Ainda no dia 11 de abril, às 20h, haverá um churrasco de confraternização (por adesão)*. Já no dia 12 a programação será iniciada às 8h e vai até as 12h30.

Veja o cartaz do evento

* informações atualizadas em 03/04/2014.

– Primeiro dia – 11/4 (sexta-feira)

7h45 – Entrega de materiais

8h15 – Cerimônia de abertura

8h30Planejamento com uso de índices zootécnicos
Izac Leopoldino Júnior – Sócio na Empresa OvinoZ e doutorando na UFLA.

10h – Coffee-break

10h20Mercado e organização de núcleo de criadores
Luciano Piovesan Leme – Presidente do Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Vertentes e Zona da Mata (NUCCORTE) – Barbacena /MG)

11h50 – Almoço

13h30 Influência do manejo na qualidade final do produto
Iraides Ferreira Furusho Garcia – Professora associada na área de Produção e Nutrição de Pequenos Ruminantes (UFLA).
15h00 – Coffee-break

15h20Manejo de ovinos de corte em pastagem
Patrícia Maria de França – Professora na área de Pastagens e Sistemas de terminação de bovinos e ovinos – Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) – Alfenas/MG.

16h50Manejo de cordeiros do nascimento até a terminação
Sarita Bonagurio Gallo – Professora na área de Nutrição e Produção de Pequenos Ruminantes – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/US) –  Pirassununga/SP.

– Segundo dia – 12/04 (sábado)

8hManejo nutricional da ovelha e suas implicações na reprodução
Luciana de Castro Geraseev – Professora adjunta na área de Ovino e Caprinocultura; Bromatologia; e Nutrição de ruminantes – Instituto de Ciências Agrárias – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Montes Claros/MG

9h30 – Coffee-break

10h00 – Desenvolvimento de novos produtos em carne ovina
Cristiane Leal dos Santos-Cruz – Professora titular na área de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Pesquisa; e Produção de carne Ovina e Caprina – Universidade Estadual do Sul da Bahia (UESB) – Itapetinga/BA

11h30Mesa-redonda
Coordenação – Juan Ramón Olalquiaga Perez – Professor titular na área Produção de Ovinos e Nutrição de Ruminantes (UFLA).

12h30Churrasco de Confraternização (por adesão)

Com informações de Luciana da Silva (bolsista Ascom/DZO)