“A Magia da Física e do Universo” inicia hoje (25/3) nova programação de oficinas

Foto: Nasa, ESA, E. Jullo (JPL), P. Natarajan (Yale), & J.-P. Kneib (LAM, CNRS)

O projeto de divulgação científica “A Magia da Física e do Universo”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), organizou um ciclo especial de programação para as oficinas “Física divertida” e “Festa das estrelas”. As atividades das oficinas foram selecionadas para dar apoio a quem estiver interessando em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2014 e da Mostra Brasileira de Foguetes, organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Portanto, o público beneficiado pelo projeto é de professores e alunos de escolas públicas e privadas, além de pais de família. A prova da Olimpíada será aplicada no dia 16/5 nas escolas cadastradas.

A programação oferecida na UFLA tem início nesta terça-feira (25/3), às 16h, com o tema “A esfera celeste e sistema de coordenadas”. O local de realização é o Museu de História Natural (MHN), no Câmpus Histórico. Serão oito oficinas de “Física divertida”, sempre às terças-feiras, até 13/5. Já as oficinas “Festa das estrelas” ocorrem sempre aos sábados, às 19h. Esse último ciclo termina em 10/5 e agrupa seis encontros. O primeiro deles é no dia 29/3. A entrada, nos dois casos, é franca.

Confira a programação completa

A equipe encarregada do projeto é composta por 21 alunos de graduação, pelo licenciado em Química José Melo e pelos professores de Física Admilson Domingos, José Nogales e Karen Luz Burgoa Rosso. A iniciativa tem o apoio do CNPq, do Departamento de Ciências Exatas (DEX), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), do Museu de História Natural (MHN), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-Graduação em Física.