Segunda edição da Vitagro começa amanhã

vitagroProfessores, pesquisadores, extensionistas e produtores reunidos no campo para a um evento que levará informação, assessoria técnica e cursos de qualificação profissional para toda a família do homem do campo: esse será o cenário no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias da Universidade Federal de Lavras (UFLA)/Fazenda Palmital, em Ijaci, no período de 2 a 4 de abril, quando será realizada a 2ª edição da Vitrine do Agronegócio (Vitagro). Um dos objetivos é contribuir para o aumento da rentabilidade das atividades do produtor, gerando inclusão social.

O evento de extensão, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), pode também estimular o desenvolvimento de novos produtos e equipamentos, assim como reduzir preços de equipamentos e insumos e melhorar sua qualidade. Na programação estão palestras e visitas a stands e plots de empresas do ramo e instituições parceiras, além da realização da V Agrileite. Esse último evento transfere a produtores rurais conhecimentos gerados pelas pesquisas e que podem melhorar a qualidade das pastagens, aumentar a produção de forragens e otimizar sua colheita e armazenamento; aprimorar a qualidade do leite produzido, entre outros benefícios.

Os campos demonstrativos da Vitagro 2014 abrangem forragens, soja, milho, feijão, girassol, cultura de inverno (arroz, trigo, triticale), plantas medicinais e condimentares, oleiriculas, madeiras nobres, fertilizantes e corretivos.

Nos três dias de evento haverá transporte disponível, para que a comunidade acadêmica possa participar. O ônibus sairá da Cantina Central às 7h 30, às 9h e às 11h. Os horários de retorno são 14h, 15h e 17h. Não é necessário fazer reservas ou inscrições: a participação é aberta a todo o público. Apenas autoridades devem ficar atentas aos horários de credenciamento, antes da abertura oficial, no primeiro dia. Já os estudantes devem fazer seu registro de presença a cada dia de participação.

Esta edição da Vitrine do Agronegócio é organizada com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), e tem a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG); da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo do Estado de Minas Gerais e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  O evento conta com o Sebrae/Regional Sul de Minas, a Caixa Econômica Federal e a Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda. como patrocinadores.

Confira aqui a programação completa.