Edital de seleção de bolsistas para o programa Brafitec está aberto

brasil françaAté o dia 28 de março, está aberto o período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros (Brafitec). O programa é exclusivo para os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária ou Ciência da Computação da UFLA.

Serão oferecidas cinco vagas para estudos na Universidade Tecnológica de Compiègne (UTC) e no Instituto Politécnico de LaSalle, ambos na França. Os selecionados farão o intercâmbio nos semestres letivos de setembro de 2014 a janeiro de 2015 e de fevereiro de 2015 a julho de 2015.

De acordo com o edital, duas vagas serão voltadas para o curso de Engenharia de Controle e Automação, para atividades na UTC; uma para o curso de Ciência da Computação, para atividades na UTC; uma para o curso de Engenharia Agrícola, para atividades na LaSalle/UTC; e uma para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, para atividades na LaSalle/UTC.

Além de estar regularmente matriculado em um dos cursos previstos, o estudante deverá: ter cumprido no mínimo 50% e no máximo 90% das atividades curriculares do curso; apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) superior à média do curso; e ter feito Enem a partir de 2009, com nota mínima de 600 pontos.

Para a inscrição, é necessário preencher um formulário específico na Diretoria de Relações Internacionais da UFLA (DRI – edifício da Reitoria), até o dia 28 de março, portando os seguintes documentos: formulário de inscrição, disponível na Secretaria dos Colegiados de Curso da UFLA; Histórico Escolar emitido pelo SIG, com o CRA; cópia da Carteira de Identidade e CPF; e documentação comprobatória da nota no Enem.

A seleção será realizada pelos colegiados dos cursos que participam do programa, considerando o CRA e uma prova de Língua Francesa. A aplicação dessa prova ocorrerá no dia 28 de março, às 10 horas, no Anfiteatro da Secretaria do Departamento de Engenharia. A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) divulgará os resultados no dia 4 de abril.

O programa Brafitec prevê a cobertura às despesas de passagens aéreas, bolsa, seguro-saúde e auxílio-instalação. As bolsas são vinculadas ao projeto “O ensino das engenharias de controle e automação e computação no Brasil e França, na perspectiva de aplicação em biossistemas”, coordenado pelo professor Roberto Braga Júnior (DEG/UFLA), em parceria com a UFMG.

Para saber mais sobre os compromissos dos estudantes selecionados e outros detalhes sobre a seleção, acesse o edital:

Edital Conjunto PRG-DRI/UFLA nº 01/2014

Formulário de Inscrição (arquivo Word)

Divulgada lista de candidatos selecionados para o cursinho pré-vestibular (Pré-Uni)

23.05 Pré-UniO cursinho pré-vestibular Pré-Uni divulgou hoje a lista de candidatos selecionados para o primeiro semestre. Para efetivarem a matrícula, esses candidatos deverão comparecer à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), localizada no Centro Administrativo, câmpus “novo” da UFLA, até o dia 26 de março, portando CPF. O horário de atendimento aos candidatos selecionados é das 12h30 às 17h.

O Pré-Uni é um cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido pela UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras. É destinado a estudantes com baixa vulnerabilidade econômica, e tem o objetivo de prepará-los para o ingresso no ensino superior, com aulas ministradas por graduandos e pós-graduandos da UFLA, no próprio câmpus. A primeira turma de 2014 terá o início das aulas em 31 de março, às 19h, no Pavilhão de Aulas I.

Outras informações sobre o Pré-Uni podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1101

Acesse aqui a relação de candidatos selecionados.

No início de 2014, renda agrícola no Sul de Minas se recupera

IPP-IPRA recuperação dos Índices de Preços Recebidos (IPR) e de Preços Pagos (IPP) foi o fator que chamou a atenção na medição de fevereiro, segundo pesquisa feita pelo Departamento de Administração e Economia da UFLA (DAE). Os índices são referentes à venda dos produtos agrícolas e aos insumos gastos pelos produtores rurais do Sul de Minas Gerais, respectivamente. No mês passado, o IPR registrou elevação de 9,59%, enquanto o IPP permaneceu estável.

Com isso, a renda média do produtor já registra alta de 16,83% neste ano. Entre as commodities agrícolas, somente o grupo do leite apresentou resultado negativo, com queda de -6,47%; em contrapartida, o grupo do café teve elevação de 40,99% somente nos dois primeiros meses do ano. O grupo das verduras apresentou alta de 18,72% e as frutas, de 19,89%.

Para o coordenador da pesquisa, professor Renato Fontes, as altas verificadas foram influenciadas principalmente pelo clima. As altas temperaturas e escassez de chuvas prejudicaram a produção, diminuindo a disponibilidade no mercado das commodities e ocasionando elevação dos preços.

Porém, o professor Renato Fontes salienta que essa majoração dos preços e, na verdade, “uma correção, pois os preços de uma grande gama dos produtos agrícolas estavam achatados há muito tempo, o que levava um menor interesse produtivo por parte dos produtores. Em muitos casos, tinham prejuízo”.

O grupo das hortaliças e frutas apresentou, novamente, grande volatilidade nos preços dos hortifrúti. O clima também explica esse fenômeno, pois compromete o desenvolvimento ideal dos produtos; bem como o desestímulo à produção, com a prática de preços baixos. Isso resultou em menor disponibilidade no mercado. Destaque para o aumento no preço dos seguintes produtos: tomate (25,04%), batata (20,02%), brócolis (14,29%), batata fiúza (13,04%), laranja (20%) e pera (6,18%).

O IPP apresentou ligeiro aumento de 0,08%. A influência, nesse caso, foi devida à alta dos insumos para rações de animais para produção de carne e derivado. Essas rações são baseadas em milho e soja.