IPC: alimentos ficaram mais caros em fevereiro e continuam pressionando a inflação

inflaçãoSegundo o Índice de Preços ao Consumidor da Universidade Federal de Lavras (IPC/UFLA), a inflação em fevereiro ficou em 0,73%. O índice havia sido de 1,51% em janeiro. De acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Administração e Economia (DAE), os alimentos foram os maiores responsáveis pela taxa: eles tiveram alta média de 3,1%. Como aconteceu em janeiro, o clima foi fator de influência nos números, onerando hortaliças e frutas. O tomate, por exemplo, teve alta de 34,4%. No preço da laranja, a alta chegou a 41,93%.

O custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve uma variação de 1,66% em fevereiro, passando ao valor de R$446,59. Em janeiro, esse custo havia sido de R$439,26.

A pesquisa da UFLA também identificou queda na média dos preços dos itens que compõem as categorias despesas com moradia (-1,32%) e bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e informática). No caso desses últimos, a variação de preços deixou os produtos em média 2,63% mais baratos.

O IPC da UFLA avalia 11 grupos de produtos.

Confira aqui as variações de preço dos produtos que mais influenciaram a taxa de inflação em fevereiro

Aberto processo seletivo de tutores a distância para curso de Administração Pública a distância

11.03 cead tutorO Centro de Educação a Distância da UFLA (Cead) abriu um processo seletivo com oportunidades para diversas áreas, como tutores a distância para atuação no curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância, da UFLA.

As inscrições estão abertas até 31 de março e devem ser feitas pelo site: http://www.cead.ufla.br/sisgap/. Nessa página também são disponibilizados o edital, o conteúdo programático da prova on-line e outras informações.

A seleção será feita por uma prova on-line, análise curricular e entrevista. A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá da prova, no dia 12 de abril, e da análise curricular. Para essa análise, a documentação comprobatória deverá ser entregue ou enviado ao Cead até o dia 31 de março, conforme instruções do edital. Já as entrevistas serão realizadas de 6 a 8 de maio.

O Cead divulgará o resultado final no dia 14 de maio. Todos os candidatos classificados deverão participar de um curso de formação inicial de tutoria, de 29/5 a 14/6.

O tutor a distância será responsável por acompanhar uma turma de cerca de 30 estudantes por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com jornada de trabalho de 4 horas diárias (20 horas semanais), além da participação nos encontros presenciais. A remuneração mensal como tutor é de R$ 765,00.