Empresa portuguesa compartilhará experiência em gestão de resíduos

gestao residuosRepresentantes da empresa Ceifa Ambiente farão duas palestras sobre sua experiência na gestão de resíduos e sobre o cenário da consultoria ambiental em Portugal. A programação será no dia 12/11, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais (DCF), a partir das 18 horas.

Na primeira palestra, com início às 18 horas, será discutido o impacto da evolução na legislação ambiental europeia na gestão dos resíduos. A segunda palestra começará às 19h10, com o tema: a insustentabilidade do conceito de desenvolvimento sustentável. A empresa será representada pelo sócio e colaborador João Caixinhas.

A inscrição tem o valor individual de R$ 10,00 e pode ser feita na Cantina Central, na Unidade Experimental em Painéis de Madeira (Uepam/DCF) e no local do evento, a partir das 17 horas.

A realização é do Núcleo de Estudo em Painéis de Madeira (Nepam) e Ceifa Ambiente, com o apoio do Crea-MG e Crea Júnior. Mai informações: 3829-1436 e nepam@dcf.ufla.br.

Madame Curie é tema de documentário nesta sexta-feira (8)

madame curieNesta sexta-feira (8), o grupo Magia da Física e do Universo dará sequência ao ciclo de filmes “Biografia de Cientistas”, com a exibição do documentário “Madame Curie” (1943), que retrata a vida da célebre física Marie Curie. A exibição será no Museu de História Natural (MHN), às 16 horas, com entrada gratuita. O roteiro do filme é de Aldoux Huxley, com adaptação da biografia escrita por Eve Curie, filha de Marie.

Manya Sklodowska Curie ou Madame Curie, como ficou mundialmente conhecida, é certamente um dos personagens mais inspiradores da ciência. Nascida em uma Polônia sob dominação do império russo no séc. XIX, foi na França que essa mulher corajosa, independente, determinada, imbuída de um espírito guerreiro e de uma enorme paixão pela ciência conquistou seu lugar de direito entre os grandes pioneiros da teoria atômica, sendo a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física. Depois, isolar o rádio e o polônio, estabelecendo-os como novos elementos químicos, garantiu a ela o Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a receber duas edições do Prêmio e a única a recebê-los em duas ciências diferentes.

A Magia da Física e do Universo é coordenado pelos professores José Alberto Casto Nogales Vera e Karen Luz Purgoa Rosso, do DEX (Departamento de Exatas) da Universidade Federal de Lavras, e conta com o apoio da PRAEC (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários), da PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura), PRP (Pró-Reitoria de Pesquisa), PRG (Pró-Reitoria de Graduação), do Museu de História Natural e da Pós-Graduação em Física.

Projeto Magia da Física e do Universo exibirá o documentário “Viagem aos Limites do Universo”

Cena do documentário

Descobrir o que há no espaço, viajando milhares de anos/luz, pode ser considerado o sonho de muitos pesquisadores e um dos principais desafios da humanidade nos próximos séculos. É pensando nisso que o grupo Magia da Física e do Universo exibirá o documentário Viagem aos limites do Universo, da National Geographic, no Museu de História Natural, às 19 horas, neste sábado (9/11).

O projeto faz parte da Festa nas Estrelas, cujo objetivo é divulgar os conhecimentos da Ciência Natural. Após a exibição do documentário haverá uma discussão sobre os temas que foram abordados, os eventos astronômicos da semana, além da observação de estrelas e nebulosas através do telescópio. A entrada é franca.

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom – Com informações de Natália Aparecida Naves – bolsista Ascom/DEX

Cursos ofertados pelas Fundações estão em novo site

site_cursos_fundacoesAs fundações de apoio à UFLA, Faepe e Fundecc, lançaram um novo site para divulgação e inscrição nos cursos e eventos ofertados por elas. O endereço é: http://www.faepecursos.ufla.br/.

Além da apresentação e possibilidade de inscrição nas atividades, o endereço eletrônico possui a funcionalidade de indicar ao usuário como chegar a Lavras, partindo de destinos nacionais. O site ainda apresenta a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Consultas odontológicas serão marcadas em novo horário

dentesAs consultas odontológicas na UFLA serão marcadas nas sextas-feiras, às 11h30, a partir desta semana. Anteriormente, o agendamento de consultas era feito às 13 horas; mas um teste feito pela Coordenadoria de Saúde, na semana passada, apontou que os usuários ficaram mais satisfeitos e bem acomodados no novo horário.

Todas as sextas-feiras, as consultas odontológicas da semana seguinte (quando há vagas) são marcadas na Coordenadoria de Saúde (Câmpus Histórico).

CSF: curso gratuito de inglês e palestras sobre Austrália e Nova Zelândia

28.03 Ciência sem FronteirasOs interessados em participar do programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) têm a oportunidade de participar de curso gratuito e palestras sobre os editais da Austrália e Nova Zelândia.

Hoje (7/11), às 18 horas, haverá duas palestras no Anfiteatro Prof. Magno Antônio Patto Ramalho (Departamento de Biologia), às 18 horas: Valéria Scari e Ana Azevedo esclarecerão dúvidas e trarão mais informações a respeito dos editais da Austrália e da Nova Zelândia. A entrada é franca.

Curso gratuito de inglês

O British Council, em parceria com a Embaixada Britânica, está oferecendo um curso de preparação ao exame IELTS para os participantes do programa Ciência sem Fronteiras que almejam estudar no Reino Unido.

Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/british-council ou do e-mail: ieltsforswb@britishcouncil.org.br.