Ciência sem Fronteiras está com seleção aberta para 20 países

ciência sem fronteiras

A oportunidade de realizar intercâmbio estudantil pode estar próxima: o Programa Ciência sem Fronteiras está com processo seletivo aberto para estudantes que queiram concorrer a bolsas em cursos, na modalidade graduação sanduíche, em 20 países. As inscrições vão até 29 de novembro e o edital completo de cada chamada está publicado no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Os 20 países de destino são: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.

A graduação sanduíche tem duração de até um ano. Na China, a permanência pode ser de até 24 meses, incluindo um estágio linguístico. Parte do período pode ser dedicada a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.

Há alguns requisitos obrigatórios para todas as chamadas: ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados de 2009 a 2013; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa.

Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático, para compra de computador portátil ou tablet.

Acesse as chamadas e o atendimento on-line em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados.