UFLA será agraciada com Prêmio Gestão Ambiental 2013

montagemA Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi contemplada com o Prêmio Gestão Ambiental 2013, pelo projeto Eco Universidade. O prêmio é concedido pela ONG Zeladoria do Planeta e a entrega será feita em cerimônia no dia 14 de novembro, no Memorial Minas Gerais Vale (Belo Horizonte).

A UFLA se destacou entre as instituições de ensino e receberá a premiação junto de empresas, instituições governamentais, órgãos públicos e artistas que têm demonstrado preocupação e responsabilidade socioambiental nas atividades realizadas.

A ONG Zeladoria do Planeta realiza eventos, campanhas, cursos, projetos de capacitação e concursos de cunho ambiental, além de trabalhar na criação de centros de educação ambiental. Existe há 12 anos e tem sede na capital mineira.

O projeto premiado, “Eco Universidade: Plano Ambiental para uma universidade socioambientalmente correta”, diz respeito ao Plano Ambiental e Estruturante da UFLA. Entre as ações realizadas, destacam-se a criação da Diretoria de Meio Ambiente e coordenadorias, implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, tratamento dos resíduos sólidos, saneamento básico, estação de tratamento de esgoto, construções ecologicamente corretas, proteção de nascentes e matas ciliares, prevenção e controle de incêndios, prevenção de endemias, gestão de energia, implantação do sistema de coleta das águas da chuva; estruturação das bacias de drenagem, a troca dos destiladores, o plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas, campanha de troca de copos plásticos por canecas (UFLA Recicla) e o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

O projeto foi idealizado pelo professor José Roberto Scolforo e coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag). Foi posto em prática em 2008, durante a gestão do professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes como reitor.

Esta não é a primeira vez que o projeto recebe uma honraria. O Eco Universidade foi o 1º colocado em Planejamento, Orçamento, Gestão e Desempenho Institucional  e 3º lugar geral no 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Devido ao Plano Ambiental, a UFLA avançou em rankings de  sustentabilidade, como o Green Metric.