Ex-jogadores de Lavras apresentam projeto para estruturação do futebol de base e profissional na UFLA

14.10 projeto futebolNa semana passada, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, recebeu a visita de uma equipe especial. Os ex-jogadores lavrenses que fizeram sucesso no futebol nacional e internacional: Alemão (Ricardo Rogério de Brito), Cláudio Caçapa (Cláudio Roberto da Silva) e Almir Morais Andrade, juntamente com o empresário Valério Rodrigues Alves e o médico Dr. Wagner Nogueira, apresentaram um projeto para a retomada do futebol das categorias de base e profissional com a chancela da UFLA.

A reunião também contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho e do assessor administrativo Lourival Marin Mendes.

O projeto apresenta uma metodologia administrativa que deverá aliar a gestão profissional do futebol com técnicas de treinamento físico, tático e emocional. Com forte cunho social, o projeto objetiva ampliar as alternativas para jovens de Lavras e região, além de desenvolver e destacar novos talentos. A ideia é elevar o nome UFLA no mundo do futebol, com altos níveis de treinamento para o melhor desempenho em competições nas diferentes categorias.

A proposta remonta à rica história do futebol em Lavras. Do Fabril Esporte Clube, fundado em 2 de setembro de 1932, e da Associação Olímpica de Lavras, criada em 20 de julho de 1937. Também relembra a época de ouro do esporte lavrense que levava o nome da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL).

Apoio de peso
O ex-jogador Alemão teve início no Fabril, jogou no Botafogo, Atlético de Madri (Espanha) e Napoli (Itália), período em que participou de duas Copas do Mundo como jogador titular (1986 e 1990). Cláudio Caçapa jogou no Fabril, Olímpica, Atlético Mineiro, foi descoberto pelo Lion (França) e New Castle (Inglaterra), encerrando a carreira no Cruzeiro. Almir Andrade também começou no Olímpica, jogou no Matsubara (Paraná), Curitiba, Goiás, Palmeiras e Portuguesa, tendo jogado por cinco anos no Japão.

Eles fazem parte da equipe técnica do projeto, que tem ainda a participação do coordenador Valério Alves, também ex-jogador, e do médico Dr. Wagner Nogueira, atual presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional de Minas Gerais e ex-jogador do Atlético e Cruzeiro.

Aporte Social
Na avaliação do reitor, a importância da proposta está principalmente no apelo social que representa. O treinamento e seleção de um time de base e profissional abririam novas oportunidades para adolescentes e jovens da região, além de ser um campo frutífero para projetos de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com Scolforo, o projeto deverá ser submetido à apreciação do setor jurídico e técnico, sendo avaliados as potencialidades e benefícios para a Universidade e a sociedade de seu entorno. Considerado pertinente, o projeto será encaminhado à avaliação dos Conselhos Superiores.