Professora do DAE é coautora de livro sobre gestão empresarial

gestão empresarial micro pequenas empresasO livro “Ferramentas de Gestão nas Microempresas Brasileiras” foi lançado em Teresina (PI) na noite de ontem (26). A obra é de autoria dos professores Ana Alice Vilas Boas (Departamento de Administração e Economia da UFLA – DAE) e Tonny Kerley de Alencar Rodrigues.

Na obra, são apresentadas ferramentas de gestão para auxiliar a administração de pequenas organizações, em uma espécie de manual prático; em outra parte, há um conteúdo mais acadêmico sobre a gestão, traçando um panorama das micro e pequenas empresas: média de empregados e faturamento, causas de mortalidade e características estruturais.

O professor Tonny Kerley fez seu mestrado em Administração na UFLA e ministra aulas na Faculdade Santo Agostinho, em Teresina. Ana Alice Vilas Boas também foi discente na UFLA, tendo se graduado e feito mestrado em Administração na Universidade. Ela atua principalmente com os seguintes temas: gestão de organizações públicas e privadas, qualidade de vida no trabalho, comportamento organizacional, gestão de pessoas e empreendedorismo.

O livro foi lançado pela Paco Editorial, especializada em produções científicas. Possui 116 páginas e pode ser encontrado no site da editora, neste endereço: http://loja.livrariadapaco.com.br/ferramentasdegestao.html.

Governo sanciona lei da carreira do Magistério Federal

ensino1O Governo Federal sancionou, no dia 25, a Lei nº 12.863/2013, que trata da estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal e altera a Lei nº 12.772. Oriunda da Medida Provisória 614/2013, a legislação também apresenta modificações na relação das Universidades Federais com as Fundações de Apoio. Alguns artigos foram vetados pelo poder executivo e seguem agora para o Congresso, que tem trinta dias para analisá-los.

Ao total foram apresentados oitos vetos, justificados com embasamentos dos Ministérios da Educação, do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Justiça e da Advocacia-Geral da União. As razões de vetos dizem respeito ao novo ingresso, através de concurso público, de docentes de Universidades Federais, participação de professores em atividades que rendem retribuição pecuniária, critérios de promoção e remuneração de dirigentes de associações assistenciais ou fundações sem fins lucrativos.

Os dirigentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) acompanharam a tramitação da Medida Provisória, e estiveram reunidos com o relator da comissão especial, deputado Roberto Santiago, para apresentar propostas de aperfeiçoamento da nova legislação, principalmente ao que se refere às Fundações de Apoio.

O texto sancionado pode ser conferido na íntegra aqui, assim como os vetos e suas justificativas.

Ascom Andifes

Divulgada 8ª chamada do SiSU para o segundo semestre de 2013

A oitava chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso nos cursos de graduação no segundo semestre de 2013 na UFLA, foi divulgada pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico da UFLA (DRCA) no dia 27/9. A lista dos convocados (em ampla concorrência e vagas reservadas) pode ser acessada neste endereço – caso apareça a mensagem “O certificado de segurança do site não é confiável”, clique no botão “Continuar mesmo assim”.

O prazo de matrícula dos convocados vai de 27 a 30 de setembro. Os aprovados em ampla concorrência podem efetuar a matrícula presencialmente ou mediante o envio da documentação para a DRCA por Sedex. Para os cotistas, a matrícula deve ser feita apenas presencialmente.

Os estudantes devem estar atentos à documentação exigida a ser entregue, que inclui a ficha-cadastro impressa e assinada.

Os links com as instruções de matrícula, ficha-cadastro, questionário socioeconômico, lista de convocados e outras informações estão disponíveis no endereço: http://www.drca.ufla.br/calouros20132.asp

Veja aqui as instruções de matrícula para ampla concorrência

Veja aqui as instruções de matrícula para vagas reservadas

A próxima chamada será divulgada a partir de 1º de outubro. As convocações serão feitas pelo site da DRCA e os candidatos devem estar atentos à documentação exigida para matrícula, providenciando-a com antecedência.

Veja a lista de convocados na 8ª chamada SiSU-UFLA – 2013/2

Acesse a programação de recepção de calouros