Tbit destaca-se no Congresso Brasileiro de Sementes

Tbit CBS
Prof. Joel Sugano (DAE/UFLA), Oscar José Smiderle (Embrapa Roraima), profª Maria Laene Moreira de Carvalho (DAG/UFLA) e Igor Chalfoun

Comprovando sua seriedade e profissionalismo, a Tbit, empresa incubada na Inbatec/Ufla, foi a grande atração do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBS), realizado no período de 16 a 20 de setembro em Florianópolis (SC). Com estande próprio, a empresa apresentou o SAS (Sistema de Análise de Sementes) e conquistou os visitantes.

De acordo com Igor Chalfoun, sócio da Tbit, “a participação no Congresso excedeu em muito nossas expectativas. Foi a oportunidade perfeita para encontrarmos clientes e parceiros, tanto em empresas quanto em órgãos governamentais, além de reforçarmos as parcerias já realizadas”. Além disso, “nosso estande foi um dos mais visitados e realizamos apresentações durante todo o evento! No entanto, a maior satisfação foi ver a enorme aceitação (e até entusiasmo) de nosso produto junto a todas as pessoas que conheceram o Sistema de Análise de Sementes”, afirma.

O CBS foi a oportunidade que a empresa teve para atingir em um único evento todos os segmentos do SAS, possibilitando, durante o evento, dar início a vários processos de venda e parceria. E ainda, foi possível reforçar a marca SAS junto ao setor, o que facilitará as abordagens comerciais futuras.

Atualmente a Tbit passa por uma ampliação de sua infraestrutura, uma vez que agora terão uma unidade de produção e prototipação à parte do escritório de desenvolvimento. Isso ampliará sua capacidade produtiva em relação às crescentes demandas do mercado.

Os empreendedores darão continuidade a todos os contatos iniciados no Congresso, o que possibilitará uma alavancagem em suas vendas, além da ampliação de sua atuação, dados os potenciais novos mercados vislumbrados.

Amanda Castro – jornalista – Assessoria de Comunicação Inbatec/Nintec

Grupo da UFLA participa do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

A UFLA foi representada no 27° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, ocorrido em Goiânia de 15 a 19 de setembro, por uma equipe de 19 pessoas: docentes, pós-graduandos em Engenharia Agrícola e Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, e graduandos em Engenharia Ambiental e Sanitária. O grupo apresentou 24 trabalhos na forma de pôster e quatro na forma oral, e a participação esteve sob a responsabilidade dos professores Luiz Fernando Coutinho de Oliveira e Ronaldo Fia (DEG).

O congresso foi realizado explorando o tema: “Saneamento, Ambiente e Sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia”, com painéis temáticos, mesas-redondas, fóruns de discussão, reuniões institucionais, visitas técnicas, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos técnicos nas mais diferentes áreas da Engenharia Sanitária e Ambiental.

Trata-se do maior evento de saneamento ambiental da América Latina. Mais de 4 mil participantes estiveram em Goiânia, entre pesquisadores, docentes, gestores e técnicos. A 10ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes) ocorreu em conjunto e a participação do grupo da UFLA no evento foi patrocinada pela Fapemig.

Workshop internacional sobre dendrocronologia tropical foi aberto na UFLA

IMG_9098A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi pioneira em Minas Gerais na implantação de um laboratório de dendrocronologia (detecção da idade das árvores por meio da observação dos anéis dos troncos) e a oferecer essa disciplina. Saiu na frente, também, ao organizar um evento sobre o tema: ontem (23), o I International Workshop of Tropical Dendrochronology foi aberto no Auditório do Departamento de Ciências Florestais (DCF).

A mesa de abertura foi composta pelos professores: Lourival Marin Mendes (assessor administrativo da Reitoria), Anderson Cleiton José (coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Florestal), Marco Aurélio Leite Fontes (chefe do DCF) e Ana Carolina Maioli Barbosa (coordenadora do evento).

IMG_9090O alinhamento à política de internacionalização da UFLA e o atendimento às expectativas de graduandos e pós-graduandos foram ressaltados durante as falas; mas também destacou-se que a dendrocronologia ainda é pouco estudada, porém, pode contribuir em diversas áreas das ciências florestais, como botânica, ecologia e manejo florestal.

O evento prossegue até 28/9, com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, focados em estudos de manejo florestal, ecológicos e climáticos. O workshop é uma iniciativa do Laboratório de Dendroecologia (DendroLab), juntamente com o Laboratório de Estudos em Manejo Florestal (Lemaf), com o  programa de pós-graduação em Engenharia Florestal (PPGEF), e conta com o apoio da Capes e Fapemig. Para mais informações, acesse o site: http://www.iwtd2013.com.

Simpósio Mineiro de Educação Química será realizado na UFLA

smeq - Simpósio Mineiro de Educação QuímicaEstudantes, professores e pesquisadores da área estão convidados a participarem do Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ), que ocorrerá na UFLA de 27 a 29 de setembro. A atividade é voltada para participantes de Lavras e região, e abordará o tema: “Educação Científica, Desenvolvimento e Igualdade Social” nesta segunda edição.

As inscrições estão abertas até o dia inicial do evento e devem ser feitas pela internet, no endereço: www.smeq.com.br. No site, é possível consultar a programação (constituída por apresentação de painéis, mesas-redondas, minicursos e sessões coordenadas) e outras informações sobre o Simpósio e a cidade de Lavras.

O II SMEQ é organizado pelo Departamento de Química da UFLA (DQI), Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/UFLA), PQ Júnior Projetos e Consultoria em Química e Centro Acadêmico de Química – chapa Fusão Nuclear.

Para mais informações acesse o site: www.smeq.com.br.