Inscrição para o Processo de Avaliação Seriada da UFLA terá início em 26 de setembro

19.08 PAS-UFLAOs estudantes do Ensino Médio devem ficar atentos ao período de inscrição do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que reserva 40% das vagas do primeiro semestre letivo para os candidatos desse Programa.

A inscrição será feita somente via Internet, no endereço www.dips.ufla.br, no período de 26 de setembro até as 18 horas do dia 24/10/2013 (horário de Brasília). O valor da inscrição para a 1ª e 2ª etapas é de R$100,00 (cem reais); para a 3ª etapa, a taxa será de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Trata-se de um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo uma etapa ao final de cada ano do Ensino Médio.  Na 3ª Etapa do Processo, será considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. As provas referentes à 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada marcando o campo correspondente no requerimento de inscrição, no site www.dips.ufla.br, no período de 18 a 25 de setembro. Veja no edital os requisitos para a solicitação.

O processo

O candidato do PAS deverá renovar sua inscrição em cada ano do Ensino Médio, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips/UFLA). A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do Grupo no qual estiver inscrito. O candidato da 3ª Etapa, além de renovar sua inscrição nessa Etapa, deverá fazer sua inscrição no Enem.

As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e Redação; na 1ª Etapa, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio e, na 2ª Etapa, são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na 3ª Etapa do Processo, será considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

O candidato do PAS estará concorrendo a até 40% (quarenta por cento) das vagas dos cursos oferecidos pela UFLA referentes ao 1º semestre letivo. Na terceira etapa, que utiliza as notas do Enem, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

Em cumprimento à Lei nº 12.711, de 29/8/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012, e pela Portaria Normativa nº 18, de 11/10/2012, do Ministro de Estado da Educação, a UFLA fará a reserva de vagas, por curso, para os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Ao se inscrever para a 1ª Etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio, cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio, cuja modalidade de ensino seja de 4 (quatro) anos. Ao se inscrever, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

As provas serão realizadas nas seguintes cidades do Estado de Minas Gerais: Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora e Uberlândia.

Acesse os editais em www.dips.ufla.br