Assista à reportagem da TV Universitária sobre os novos cursos de engenharia e Medicina

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciou um novo plano de expansão que contempla cinco novos cursos de graduação para 2014. Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e o esperado curso de Medicina. Assista à edição especial do jornal Universitária Notícia, que traz entrevista com o reitor, professor José Roberto Scolforo.

[vsw id=”jL_d1hPegvM” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

PET Zootecnia realiza minicurso Formulação de Suplementos Dietéticos para Cães e Gatos

15.07 cães e gatosO Programa de Educação Tutorial do curso de Zootecnia da UFLA (PET Zootecnia), coordenado pela professora Flávia Maria de Oliveira Borges Saad, realizará o “Minicurso de Formulação de Suplementos Dietéticos para Cães e Gatos”, nos dias 30 e 31 de julho de 2013, a partir das 18h, na sala do Proin do DZO.

As inscrições podem ser feitas na sala do PET Zootecnia. A taxa de inscrição é de 25 reais.

Maiores informações pelo telefone (35) 3829-1685 ou pelo e-mail: petzootecniaufla@yahoo.com.br

Com informações da bolsista ASCOM/DZO – Luciana da Silva

Curso de Direito realiza palestra sobre manifestações populares

15.07 direitoNa tarde da quinta feira (11), estudantes de vários cursos de graduação da UFLA, professores, representante da OAB – Lavras, do Unilavras e advogados da comunidade lavrense lotaram o anfiteatro da Biblioteca Universitária para a palestra “Constituição X Democracia: manifestações populares e a capacidade de resposta do Estado”, proferida pelo professor Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Ibmec-BH e Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). A palestra foi uma iniciativa do curso de Direito/UFLA.

Durante a palestra, o professor explicou sobre as manifestações populares que tanto têm agitado o País e a sua relação com o Estado Democrático de Direito, bem como o fato de tais eventos estarem previstos e permitidos pela Constituição Federal de 1988.

De acordo com o palestrante, essas manifestações ainda são vistas como estranhas pelas autoridades, pela imprensa e até mesmo pela sociedade, uma vez que são fenômenos recentes, apesar de significarem os ideais de liberdade e igualdade, ícones do Direito Moderno.

Ao falar sobre o engajamento da população em sair às ruas e protestar, o professor ressaltou que tais fatos significam a canalização das insatisfações presentes no sistema político e em outros âmbitos da sociedade, o que antes era muitas vezes resolvido pelo Sistema Judiciário.

O professor Alexandre se mostrou a favor de tais protestos já que eles estão fazendo o povo exigir mudanças de aspectos que têm causado insatisfação na comunidade brasileira, mas chamou atenção para o fato de que nunca é possível uma Democracia completa, já que quando se acredita ter um sistema democrático efetivo, se vive na mais pura ditadura. “Fico feliz em saber que Lavras é uma cidade em que foram realizadas manifestações e que elas não cessaram. Isso é muito importante”, concluiu o palestrante ao ser indagado acerca das manifestações em Lavras.

De acordo com a professora Fernanda Gomes e Souza Borges, organizadora do evento, a palestra foi de suma importância, já que foi a primeira realizada pelo Curso de Direito e, também, porque serviu para esclarecer os aspectos jurídicos dessas manifestações.

Ao findar da palestra, foi sorteado um exemplar do livro “Curso de Direito Processual Civil: fundamentação e aplicação”, de autoria do palestrante, cujo ganhador foi o aluno Plínio dos Santos Pereira, do curso de Administração Pública.

Texto e fotos: Samuel Furtado – bolsista ASCOM/DED Direito

XII Semana do Meio Ambiente começa nesta terça

smaA conservação ambiental dentro de sistemas produtivos é a temática das palestras da XII Semana do Meio Ambiente, que será realizada na UFLA de 16 a 18 de julho, no Anfiteatro Professor Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia).

Além da participação de renomados professores e pesquisadores na área, nesta semana haverá uma palestra do diretor de operações da organização não governamental Projeto Semente, Fernando Papa. Ele abordará a trajetória da ONG, que debate questões ambientais através da cultura – uma das atividades é o ensino a comunidades, como criar bonecos a partir do descarte de empresas têxteis.

As inscrições podem ser feitas na Cantina Central ou na sala do PET – Engenharia Agrícola, no valor de R$ 15,00. O evento é uma realização do PET – Engenharia Agrícola e do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental gestão EcoAção.

Programação:

• 16/7 – Terça-feira
  • 18 horas – Abertura
  • 18h30 – Conflitos Ambientais – Professor Éder Jurandir Carneiro (UFSJ)
  • 19h30 – Intervalo
  • 20 horas – A visão do agricultor com relação às questões ambientais: APP e Reserva Legal – José Crispim Reis de Morais (Caarg)

17/7 – Quarta-feira

• 18 horas – Conservação e manejo de vida silvestre – Professor Marco Aurélio Leite Fontes (DCF-UFLA)
  • 19h30 – Intervalo
  • 20 horas – Desenvolvimento e Otimização de Biorreatores Anaeróbicos – Professor Leonardo Henrique Damasceno (Unifal-MG)

18/7 – Quinta-feira

• 18 horas – Controle Ambiental na indústria de papel e celulose – Professor Claudio Mudado Silva (UFV)