Ambulatório da UFLA surpreende pela demanda e passa a atender em horário noturno

Técnica de enfermagem Marlene Monteiro
Técnica em enfermagem Marlene Monteiro

O câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta, desde fevereiro, com um Ambulatório de Urgência para realizar atendimentos básicos. Desde sua instalação até o mês de junho, foram registrados mais de 1000 atendimentos, superando as expectativas. Foram atendidos cerca de 600 estudantes de graduação, 90 de pós-graduação e 364 servidores. No último mês, o Ambulatório passou a funcionar no período noturno, atendendo também aos estudantes e servidores que frequentam a universidade à noite.

O atendimento no ambulatório é para casos básicos de urgência, como gripe, sinusite, cefaléia, cólicas, pequenos curativos, dentre outros. Durante o dia, está presente a enfermeira Flávia Alvarenga Bruzi, e a técnica de enfermagem Marlene Monteiro é a responsável pelo turno vespertino e noturno. Marlene fala que tem recebido muitos elogios e comenta os atendimentos no novo horário de funcionamento: “O movimento é menor do que durante o dia, mas está bem movimentado. Eles têm gostado porque mesmo que não tenha um médico aqui, a gente orienta, aciona o seguro, e agenda a consulta na Praec, no campus histórico, se necessário.”

Servidores são atendidos no período noturno

O Ambulatório do Câmpus está localizado no andar inferior do Pavilhão 4 (conhecida como nave 1) e o horário de atendimento é das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira. O serviço está vinculado à Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec).

A UFLA também possui o centro de saúde no câmpus histórico. O centro conta com três médicos (dois clínicos-geral e um ginecologista), dois médicos do trabalho (Siass), duas odontólogas, duas psicólogas e uma nutricionista. Além disso, com a indicação de receituário médico, também são disponibilizados alguns medicamentos gratuitos.

No câmpus histórico, o agendamento de consultas pode ser realizado pessoalmente ou pelo telefone 3829-1110, das 7 às 12h e das 14 às 17h. As consultas médicas são realizadas das 8 às 12h e das 13h às 18h, dependendo do profissional. Todo atendimento oferecido pela Coordenadoria de Saúde é gratuito.

Texto: Marina alvarenga Botelho – jornalista/bolsista ASCOM