10º Encontro Regional de Administradores tem foco em Inovação e Empreendedorismo

SONY DSCNa última sexta-feira (21) e sábado (22) foi realizado o 10º Encontro Regional de Administradores (ERA) na UFLA, com o tema “Empreendedorismo e Inovação: transformando boas ideias em negócios”. Organizado pela UFLA Júnior Consultoria Administrativa, o encontro contou com uma palestra ministrada pelo vencedor da quinta edição do programa “O Aprendiz”, da Rede Record de Televisão, Clodoaldo Araújo.

A estudante do 5º período de Administração e diretora-presidente da UFLA Júnior, Bárbara Pereira Alvarenga falou sobre o objetivo do evento: “O evento está na sua décima edição e nesse ano mudamos o foco, convidando além dos estudantes da Universidade, empresários de Lavras e região. O objetivo é fomentar o empreendedorismo e contribuir para a capacitação dos estudantes, não só os de Administração, mas todos que têm um interesse em empreender”.

O Encontro teve o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. A representante do Sebrae em Lavras, Glaucya Jerusa Souto Vale, ressaltou parcerias e a importância do tema: “Para nós, do Sebrae, que é uma entidade de fomento ao empreendedorismo, a escolha do tema foi de extrema importância. Nós e a UFLA Júnior, da qual somos parceiros há mais de seis anos, estamos com o mesmo objetivo: levar conhecimento e melhoria de gestão para as empresas.” Glaucya apontou também a parceria com a Universidade: “A UFLA está no caminho certo, porque vem incentivando o desenvolvimento de negócios e empreendedorismo, como é o caso também de uma outra parceria bem sucedida que temos com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, a Inbatec.”

Estudantes e profissionais da área lotam Salão de Convenções na 10ª do ERA
Estudantes e profissionais lotam Salão de Convenções na 10ª edição do ERA

O chefe do Departamento de Administração e Economia (DAE), professor Francisval de Melo Carvalho comentou o trabalho da UFLA Júnior ao longo dos anos e também na organização do evento: “Pelo trabalho que tem sido realizado pela UFLA Júnior ao longo de sua história, a gente percebe empreendedorismo em tudo que eles fazem. Essas iniciativas, junto com inovação de produtos e processos, devem fazer parte do nosso cotidiano. A equipe que trabalhou nessas propostas e que está oferecendo isso aos participantes, valoriza o “aprender fazendo”, porque com inovação, se gera competitividade”.

Com cerca de 350 participantes, a 10ª edição do ERA teve presença ilustre na Palestra Magna, na sexta-feira (21). O vencedor da 5ª edição do programa “O Aprendiz”, da Rede Record de Televisão, Clodoaldo Araújo, baseando-se no tema do evento, levantou algumas perguntas aos participantes: “O que é ser inovador? O que é ser empreendedor? O que é ter sucesso?”, e durante sua palestra tentou responder essas perguntas, motivando os estudantes e empresários presentes. No sábado, (22), a programação teve cinco minicursos, ministrados pela G&P Valores, UFLA Júnior, Sebrae e professores do (DAE/UFLA).

A presidente do UFLA Júnior, Bárbara Alvarenga, falou de suas expectativas em relação aos resultados do evento: “Crescimento e cada vez mais o reconhecimento da nossa Universidade, aproximando cada vez mais da comunidade e tornando o que é produzido aqui dentro acessível ao público.”

Para conhecer melhor a UFLA Júnior acesse http://www.uflajr.com.br/

Texto e fotos: Marina Alvarenga Botelho (jornalista/bolsista ASCOM)

Professora e egresso do PPGA vencem Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica

24.06 premiação letraO mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA) Guilherme de Freitas Borges, atualmente professor e coordenador do curso de Contabilidade do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), foi contemplado com a segunda colocação no Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica – Antônio Lopes de Sá, anunciado durante a IX Convenção de Contabilidade de Minas Gerais.

O artigo intitulado “Atitude discente em relação ao ensino de Contabilidade em cursos de graduação em Administração: uma análise sob a ótica da estatística multivariada” é fruto do trabalho de dissertação defendido em fevereiro de 2013, sob a orientação da professora Flávia Luciana Naves (DAE/UFLA).

A premiação marcou o encerramento do evento, realizado de 11 e 14 de junho, em Belo Horizonte.  O Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica é concedido a cada dois anos, e, nesta edição, recebeu o nome de um dos maiores ícones da Contabilidade internacional. O prêmio tem o intuito de incentivar e reconhecer os melhores trabalhos selecionados para apresentação durante a Convenção. Além da premiação, a equipe do artigo vencedor recebeu a quantia de R$ 4 mil.