Núcleo de Estudos em Laticínios realiza processo seletivo

O Núcleo de Estudos em Laticínios (NEL), vinculado ao Departamento de Ciência dos Alimentos da UFLA (DCA), seleciona novos membros. Os interessados devem enviar o nome completo, curso, período e atividades extracurriculares já realizadas para o e-mail nel_ufla@yahoo.com.br, até o dia 16 de junho.

Os candidatos deverão comparecer, no dia 17 às 18 horas, no Laboratório de Aulas Práticas de Laticínios (DCA 12), onde será feita a seleção.

O trabalho do NEL envolve a promoção de reuniões, ciclos de palestras, workshops, minicursos e debates sobre a área de laticínios e a cadeia produtiva do leite, para difundir os conhecimentos entre estudantes, pesquisadores e profissionais. Podem fazer parte do NEL alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Medicina Veterinária.

Professores do DZO fazem palestra no exterior e fortalecem processo de internacionalização da UFLA

Professora Flávia Borges Saad apresenta palestra nos Estados Unidos

Durante o mês de maio, três professores do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA) participaram, como palestrantes, de quatro eventos no exterior.

A professora Flávia Borges Saad proferiu a palestra: Nutricion de animales de companhia, no evento “Foro de Mascotas”, realizado pela empresa Alltech, em Guadalajara, México, nos dias 16 e 17 de maio de 2013. Em seguida, de 19 a 22 de maio, a professora participou do 29th Annual International Symposium da Alltech em  Kentucky, Estados Unidos, com a apresentação da palestra intitulada: “Is Brazil Keeping up? Research Imperatives for a growing and demanding Market”. O evento,  realizado em Lexington, reuniu mais de 2300 profissionais da área de Nutrição e Biotecnologia de 121 países, além de renomados palestrantes de diversas universidades dos Estados Unidos, Irlanda, Espanha e Brasil.

O simpósio teve a proposta de discutir não apenas a questão da alimentação no mundo, mas também os fatores que influenciarão as empresas do setor. O comportamento e a responsabilidade dos consumidores diante dos produtos, a necessidade da busca por soluções cada vez mais sustentáveis, a transparência no processo de produção também foram temas de destaque do evento. A professora Flávia Saad apresentou os dados da alimentação de animais de companhia no Brasil, terceiro maior produtor de alimentos para cães e gatos e segunda maior população desses animais no mundo e as pesquisas realizadas na UFLA para o crescimento sustentável da área.

De 21 a 23 de maio, o professor Marcio Ladeira (DZO/UFLA) participou do evento “Nutrition and management of feedlot cattle to optimize performance”, com a apresentação da palestra Feedlot industry in Brazil. O evento foi realizado pela Universidade de Minnesota, em Minneapolis, e teve a participação dos pesquisadores em nutrição de bovinos de corte confinados na região do meio-oeste americano, com a participação de diversas instituições de referência.

O professor Marcio Ladeira realiza o seu Pós-Doutorado  na Purdue University, Estado de Indiana, sob orientação do professor Jon Schoonmaker. No evento, ele ressaltou as pesquisas sobre o confinamento de bovinos de corte no Brasil e, em especial, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na UFLA com bovinos de corte.

De 22 a 24 de maio, o professor Mario Luiz Chizzotti proferiu a palestra Magistral: Eficiencia Energética del Cebú, na programação da XL Renion Anual de La Associacion Mexicana para La Producion Aninmal y Seguridad Alimentaria – AMPA. O evento foi realizado na Universidade Autônoma Juarez de Tabasco, Centro Internacional de Vinculación y Enseñanza (Cive), Tabasco, com a presença de pesquisadores do México e outros países da América Latina e América do Norte.

Dia de Campo de Fruticultura será realizado nesta quinta-feira

O III Dia de Campo de Fruticultura será realizado na UFLA em 13 de junho, com programação teórica no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG), pela manhã, e estações no Pomar da Universidade, durante a tarde. O evento abordará a poda na produção de frutas de clima temperado.

As inscrições, no valor de R$ 20,00, podem ser feitas na Cantina Central, Núcleo de Estudos em Fruticultura – Nefrut (Pomar) e PET Agronomia (DAG) até o dia 12. Também será possível inscrever-se no início do evento.

Confira a programação:

13/06 (quinta-feira) – Anfiteatro do DAG

8 horas – Abertura

8h30 – Poda do Pessegueiro

9 horas – Poda da Macieira

9h30 – Poda da Framboeseira

10h15 – Poda da Videira

10h45 – Poda da Figueira

13/06 (quinta-feira) – Pomar da UFLA

13h30 – Estações (Práticas e técnicas de poda)

• Estação 1 – Pessegueiro
  • Estação 2 – Videira
  • Estação 3 – Macieira
  • Estação 4 – Figueira
  • Estação 5 – Framboeseira

Cursinho pré-vestibular (Pré-Uni) inscreve até o dia 14

As inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito da UFLA, o Pré-Uni, serão encerradas na sexta-feira, 14 de junho. Para participar da seleção, o candidato deve comparecer à Secretaria do Pré-Uni, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Centro Administrativo da UFLA, no câmpus “novo”), das 12h30 às 17 horas, levando o documento de identidade ou CPF. Poderão participar alunos de baixa condição socioeconômica, que já tenham cursado ou terminando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas.

O Pré-Uni é um cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido pela UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, voltado para estudantes de baixa condição socioeconômica. O curso tem como objetivo preparar jovens e adultos para o ingresso ao ensino superior, com aulas ministradas por graduandos e pós-graduandos da UFLA, no próprio câmpus.

Mais informações sobre o Pré-Uni: (35) 3829-1101