Curso de Agronomia da UFLA é acreditado pelo Sistema Arcu-Sul/Mercosul

28.05 mercosul arcu-sulO curso de Agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que teve início em 1908, na então Escola Agrícola de Lavras, foi recentemente certificado pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação (Arcu-Sul), no âmbito do Setor Educacional do Mercosul.

O Sistema executa a avaliação e acreditação de cursos universitários, sendo gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação, que no Brasil é realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Na UFLA, a avaliação foi realizada em setembro de 2012, por uma equipe especialmente designada para atestar a qualidade do curso.

Trata-se de uma garantia pública, entre os países do Mercosul, que o curso acreditado tem elevado nível acadêmico e científico, conforme critérios e perfis tanto ou mais exigentes que os aplicados pelos países em seus âmbitos nacionais. A acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma.

Para o coordenador do curso de Agronomia, professor Rafael Pio, o sistema de acreditação serve como um mecanismo de reconhecimento dos cursos de graduação, facilitando a mobilidade acadêmica, estimulando processos de avaliação e favorecendo a comparação em termos de qualidade acadêmica. A UFLA acaba de fazer a seleção de oito estudantes para intercâmbio em instituições da Argentina e Bolívia e também receberá estudantes dos países parceiros.

Numa primeira fase, o Sistema Arcu-Sul realizada a acreditação para cursos de Agronomia, Engenharia e Medicina. Este Sistema incorporará gradativamente cursos de graduação de acordo com os objetivos do sistema de acreditação regional.