Prova do Programa Jovens Talentos para a Ciência será aplicada na UFLA neste domingo (5) – confira os locais de prova

Os alunos que ingressaram nos últimos dois semestres na UFLA e inscritos para o programa Jovens Talentos para a Ciência farão a prova de seleção neste domingo, 5. O exame de conhecimentos gerais, com questões de múltipla escolha, foi elaborado pela Capes/CNPq e será aplicado às 13 horas nos Pavilhões de Aulas 3, 4, 5 e 6. No dia da realização da prova, serão afixadas listas relacionando as salas e os inscritos por ordem alfabética nos pavilhões e na portaria principal. A abertura de acesso às salas será às 12 horas.

O programa Jovens Talentos para a Ciência tem o objetivo de incentivar o estudante ingressante a se inserir precocemente na iniciação científica, seja ele de qualquer área acadêmica. Os alunos selecionados receberão auxílio de R$400 mensais enquanto participarem do programa, além de treinamentos para outros programas. O resultado final da seleção será divulgado no dia 5/7/2013 no site da Capes e algumas bolsas serão implementadas a partir de agosto.

Confira os links:

Confira os locais de prova

Orientações para realização da prova

Lista de inscrições confirmadas

Outras informações: joventalentos@prp.ufla.br

PRG divulga programação oficial da Recepção de Calouros

Os graduandos ingressantes na UFLA, no primeiro semestre letivo de 2013, serão recepcionados a partir do dia 13 de maio com uma série de atividades com o objetivo de orientá-los sobre a vida acadêmica. A programação oficial completa, com os locais e horários das reuniões com os coordenadores dos cursos, foi divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pode ser visualizada nesta página.

No dia 13 de maio (segunda-feira), todos os calouros deverão comparecer ao Ginásio Poliesportivo às 18 horas, onde haverá recepção e orientações do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, da pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Durante o dia 14 (terça-feira), serão realizadas reuniões por curso com os coordenadores. A tabela com horário e local está disponível na programação na íntegra.

A Cantina Central da UFLA será o palco de uma exposição cultural e de informações das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Extensão e Cultura (Proec), Graduação (PRG) e de Pesquisa (PRP), além da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Liga Esportiva da UFLA (Leufla) e Polícia Militar. A participação nessa feira, no dia 15 (quarta-feira), é obrigatória e haverá lista de presença. Como será um dia letivo com aulas, a exposição deve ser visitada nos intervalos. Não haverá abono de faltas.

A participação é obrigatória para todos os calouros, exceto para aqueles que passaram por mudança interna de curso. O estudante que deixar de comparecer às atividades programadas será automaticamente desvinculado do curso e da Universidade.

Confira aqui a programação oficial da Recepção de Calouros

Veja aqui um mapa da UFLA (Câmpus “Novo”)

DEG promoveu curso sobre máquinas agrícolas a estudantes de Instituto Federal

O Departamento de Engenharia (DEG) recebeu, no último dia 26, estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Câmpus Inconfidentes. Os alunos participaram de um curso de tecnologia de aplicação e máquinas agrícolas.

O curso, com duração de 8 horas-aula, foi ministrado pelo professor Wellington Pereira Alencar de Carvalho, do DEG.  Além da manipulação dos equipamentos de pulverização, os alunos tiveram a possibilidade de dirigir a colhedora de grãos STS 9650, doada pela John Deere do Brasil pelo acordo de parceria Amigos da Tecnologia ao Departamento.

A atividade, supervisionada pelo professor José Luiz de Andrade Rezende Pereira, fez parte da 9ª Semana Tecnológica & Cultural, promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

Inflação divulgada pela UFLA indica tendência de desaceleração

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Universidade Federal de Lavras (IPC da UFLA) ficou em 0,81% no mês de abril. Esse é o menor índice de 2013, e quebra uma tendência de alta que vinha desde o final de 2012. No início deste ano, o IPC calculado na UFLA ficou em 2,33% em janeiro; 2,51% em fevereiro; caiu para 1,04% em março; e fechou abril com alta de 0,81%. Em 2013, a taxa inflacionária já acumula aumento de 6,82% e supera o limite máximo da inflação definido pelo Banco Central, cuja margem superior é de 6,5%.

Entre os 11 grupos pesquisados, as variações de preços ao consumidor foram: alimentação (alta de 2,26%), higiene pessoal (3,49%), vestuário (1,43%), educação e saúde (0,03%) e despesas com transporte (0,32%). Já alguns grupos levantados pela pesquisa tiveram queda média de preços, como bebidas (-8,89%), material de limpeza (-0,82%) e bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e informática), com queda de 0,74%. Os gastos com serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha), moradia e lazer se mantiveram com preços estáveis no último mês.

Alimentos

Na categoria alimentos, os produtos in natura tiveram alta de 11,43%; os semielaborados, queda de 4,67%; e os alimentos industrializados ficaram mais caros 7,13%. Nessas categorias, as maiores altas foram registradas no tomate (33,09%), abóbora (39,47%), chuchu (50,99%), cebola (39,74%), adoçante (13,98%), polvilho (14,99%), presunto (26,4%), azeitona (45,6%) e palmito (25,6%). As maiores quedas entre os alimentos concentraram-se nos semielaborados: feijão (-2,61%), carne bovina (-9,33%) e pescados (-5,68%). Já o arroz ficou mais caro 6,95%.

Cesta básica

O custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas praticamente permaneceu estável em abril, em comparação a março: seu valor ficou em R$410,98.

Confira aqui a notícia sobre o IPC de março.