Empresários e comerciantes de Lavras visitam o canteiro de obras do Centro de Eventos na UFLA



29 de Abril de 2013, 9:33 am , com 2.603 visualizações

Reitor apresenta projeto aos convidados. Clique na foto para visualizá-la em tamanho expandido.

Reitor apresenta projeto aos convidados. Clique na foto para visualizá-la em tamanho expandido.

Dando sequência às apresentações de grandes obras em andamento na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na quinta-feira (25), o reitor, professor José Roberto Scolforo, recebeu a visita de empresários, comerciantes e representantes de organizações civis para apresentar o início das obras do Centro de Eventos. A construção, que terá investimento de 13 milhões de reais, representa a realização de um antigo sonho, que trará reflexos diretos para economia de Lavras e região.

O reitor destacou alguns pontos positivos que a construção do Centro de Eventos trará para a comunidade. Do ponto de vista acadêmico, vai democratizar o acesso e atração de grandes eventos técnico-científicos que poderão ser realizados na Universidade. Com infraestrutura modular com capacidade para abrigar até 3.300 pessoas, Lavras poderá se tornar um centro de turismo de negócios, com potencial para sediar eventos de grande porte, além de confraternizações, programas de capacitação e treinamentos realizados com instituições parceiras.

Para a sociedade, essa movimentação certamente trará impactos para o setor empresarial, comercial e de prestação de serviços de Lavras e região. Em seu depoimento aos convidados, Scolforo reforçou a política de aproximação com a comunidade de Lavras e o papel da Universidade como vetora do desenvolvimento regional. “Seria uma incoerência trabalhar um ousado plano de internacionalização, com vistas a mostrar a UFLA ao mundo, sem que houvesse o nosso compromisso de estreitar o relacionamento com a comunidade local”, enfatizou.

Vista parcial do Centro de Eventos no projeto arquitetônico

Vista parcial do Centro de Eventos no projeto arquitetônico

Anualmente, são realizados em torno de 800 eventos na Universidade e, com o novo espaço, será possível atrair a organização de congressos e simpósios de abrangência nacional e internacional, muitas vezes organizados pela UFLA e realizados em outras cidades. Além do salão principal, no andar térreo serão construídas 10 salas que permitirão a execução paralela de diversas atividades.

Durante a apresentação do Centro de Eventos, os empresários e comerciantes manifestaram a importância da UFLA para o desenvolvimento da cidade.

Depoimentos:

Estou envaidecido de participar deste momento e ver o dinamismo da gestão, esta e a passada, que tem marcado a história da instituição e também de Lavras. Ver esta pujança envaidece não apenas os lavrenses, mas orgulha Minas e o Brasil”. Evandro Menicucci, professor aposentado da UFLA

Da mesma forma como nossa associação foi fundada a partir de uma visão futurista, há 107 anos, presenciamos as iniciativas desta instituição, que é reconhecida não apenas no Brasil, mas também internacionalmente. Estamos aqui para reafirmar a parceria da Associação Comercial e Industrial de Lavras com a Universidade”. José Eustáquio Cardos, presidente da Acil.

“É a realização de um sonho antigo. Nossa expectativa é de que Lavras se torne referência como um grande centro para o turismo de negócios, o que certamente atrairá a realização de eventos de grande porte, além dos eventos realizados pela UFLA e instituições parceiras”. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, ex-reitor e assessor de assuntos Interinstitucionais da UFLA.

 “Considero muito importante a iniciativa de aproximação com a sociedade e, também nós, como munícipes, precisamos reconhecer a importância da Universidade. Faço questão de participar dos momentos brilhantes desta instituição, consciente de que o movimento comercial desta cidade está diretamente relacionado ao desenvolvimento e expansão da UFLA”. Maria Eugênia Rocha, empresária- Lavanderia Laundromat.

“Para mostrar a dimensão desta obra, serão utilizados em torno de 360 toneladas de aço e uma média de 5 mil m2 de concreto. Trata-se de uma obra dentro dos princípios de sustentabilidade, com previsão de reservatórios para capacitação das águas da chuva, placas para captação de energia solar e sistema de ventilação natural”. Fernando Pereira Fontenelle, engenheiro responsável pela obra, da empresa Fonte, vencedora do processo de licitação.

“O benefício de um Centro de Eventos deste porte será muito grande para a cidade, não apenas em relação ao crescimento da demanda por novos serviços, mas também pela disponibilidade de um espaço para atender à comunidade e região”. Luiz Carlos da Silva, presidente da Associação de Taxistas de Lavras.

“A construção do Centro de Eventos é uma demanda antiga da comunidade acadêmica. A acessibilidade a eventos científicos vai contribuir muito para a formação dos estudantes. Hoje, a maior parte de nossos recursos é destinada ao financiamento de viagens para participação em congressos e simpósios”. Isadora de Oliveira – coordenadora de Cultura do Diretório Central dos Estudantes (DCE)

“Os investimentos que a UFLA têm feito são de suma importância, porque não favorecem apenas a Universidade, mas também a cidade, que passa a ser reconhecida em âmbito nacional e internacional”. Marcos Pizzolante de Pádua, empresário/ Restaurante Manah.

“Eu fico muito feliz de ver o crescimento sustentado dessa Universidade, que orgulha a cidade, o Estado e o País”. Enio Wilden, empresário – Vitória Palace Hotel.

“Cada vez mais a UFLA nos surpreende com mais uma obra grandiosa. Esse dinamismo é o combustível que nós, comerciantes, precisamos”. Farney Asmar Pereira, empresário/Vitória Decorações.

“O Centro de Eventos, assim como outras grandes conquistas da direção da Universidade e dos demais gestores, com certeza, representa o desenvolvimento para a cidade e trará benefícios para todos”. Dehon Júnio de Morais, empresário/Dehon Tratores.

Veja a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido. As fotos são postadas com qualidade reduzida para abrir em computadores com diferentes capacidades.

 

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Abril 2013
S T Q Q S S D
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Arquivo