Profissionais do setor público realizam Oficina de Planejamento na UFLA

25.04 curso planejamentoNa terça-feira (23), cerca de 60 profissionais do setor público, servidores da Universidade Federal de Lavras e da Prefeitura Municipal, concluíram a Oficina de Planejamento para o Setor Público, capacitação oferecida pela UFLA com o objetivo de reforçar a importância do planejamento estratégico e participativo na realidade das instituições.

A Oficina foi ministrada pelo superintendente de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), professor José Roberto Pereira (Departamento de Administração e Economia – DAE/UFLA), com o apoio da assessora de Análise e Assuntos Estratégicos, Patrícia Maria Silva.

Para a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, a UFLA tem se destacado por meio de parcerias públicas e privadas, em âmbito nacional e internacional, com ênfase na transferência de conhecimento e experiências exitosas na gestão pública. “É um direito da sociedade o retorno do investimento em instituições como a UFLA, por meio de ações de extensão que propiciem o desenvolvimento da região em seu entorno e o aprimoramento de instituições parceiras”, afirmou.

Vice-reitora reforça a importância do planejamento em instituições públicas

Na avaliação do prof. José Roberto, o curso enfatizou a importância do planejamento em diferentes setores da administração pública, além da apresentação de um conjunto de técnicas e ferramentas que poderão ser utilizadas para a construção de planejamentos de forma participativa. Para o professor, o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI 2011-2015) é um exemplo de planejamento construído e atualizado de forma colaborativa.

De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Lavras, Daniele Meireles Andrade, os conhecimentos adquiridos propiciam a criação de uma nova cultura de planejamento participativo. O benefício mais iminente desta capacitação, segundo a secretária, é que os servidores de diferentes áreas e secretarias estão mais preparados para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPA do Município de Lavras para os próximos quatro anos.