Primeira mulher formada pela ESAL falece aos 86 anos

24.04 primeira mulher ArleteFaleceu no último domingo (21), em Taubaté – SP, a senhora Arlete de Camargo Aranha, a primeira mulher formada pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), turma de 1951, e também a primeira engenheira agrônoma formada em Minas Gerais e uma das cinco primeiras do Brasil.

Natural de Lavras, Arlete casou-se com o também esaliano João de Camargo Aranha Neto, passando a morar em Taubaté, onde teve três filhos. Arlete era irmã de Jasiel Rezende, engenheiro agrônomo e diretor da ESAL no período de 1938 a 1941, 1951/52, 1957, 1962 e 1965.

Por ocasião do centenário da ESAL/UFLA, em 2008, Arlete e João de Camargo foram homenageados e aplaudidos de pé pelo pioneirismo, carisma e amor à Instituição. Sentimento que sempre foi renovado pelas visitas do casal, presença frequente durante as comemorações da tradicional Semana Esaliana.

Arlete foi professora no curso colegial do Instituto Gammon, no qual estudou por 16 anos e se formou em piano clássico. Posteriormente, trabalhou no Instituto Agronômico de Belo Horizonte.

Recentemente, morava em São Bento Abade, Sul de Minas.

Com informações do livro “A Terra prometida de Lavras”, de João Castanho Dias