Delegação da República Democrática do Congo é recebida na UFLA para capacitação no Projeto Vozes da África

17.04 evento CongoNa segunda-feira (15), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, recebeu a quarta delegação de técnicos da República Democrática do Congo (RDC), em visita à Universidade para capacitação em Agroecologia, Agricultura Familiar e Extensão Universitária, no âmbito do Projeto Vozes da África.

A delegação é composta por 13 pessoas, representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da RDC, Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola (Inera), Universidad de Kinshasa e Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL).

Com esta delegação, o projeto, coordenado pelo professor Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA), completa a capacitação em Agroecologia, Agricultura Familiar e Extensão Universitária para 60 técnicos congolenses. Eles ficarão na Universidade durante toda a semana, para uma intensa programação de treinamentos e trocas de experiências em diferentes temáticas.

A cooperação técnica entre a UFLA e a RDC foi iniciada em 2011, com o apoio e financiamento da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty.

Professor Gilmar Tavares e o presidente da Associação de Desenvolvimento, Ação e Consciência Negra, de Três Pontas, Paulo Tomás
Professor Gilmar Tavares e o presidente da Associação de Desenvolvimento, Ação e Consciência Negra, Paulo Thomás

Reconhecimento à parceria

Durante a cerimônia de abertura, foi lida correspondência da representante do Itamaraty e gestora do projeto, Melissa Sandic, que destacou a importância da cooperação com a UFLA e os benefícios do Programa de Agroecologia e Agricultura Familiar, realizado, segundo ela “com total sucesso, segurança e excelentes resultados”.

A parceria também foi destacada no pronunciamento do chefe da delegação congolesa, Antoine Roger – diretor de Informações do Ministério da Agricultura da RDC. Ele fez uma agradecimento especial ao professor Gilmar Tavares e sua equipe, por não medir esforços para que o povo africano seja mais forte e livre, por meio da produção de alimentos. Ele fez analogias entre a RDC e o Brasil, em especial, com relação aos aspectos agroclimáticos que permitem o compartilhamento de tecnologias.

O reitor da UFLA, professor Scolforo, reiterou o apoio da Universidade em projetos com a RDC e confirmou que as parcerias com países africanos estão previstas no projeto de internacionalização que vem sendo articulado pela Instituição. Ele destacou a importância de estreitar os laços científicos de modo sustentável, ampliando a atuação institucional para que um número maior de estudantes congolenses possa participar de intercâmbios na UFLA, em programas de pós-graduação, visando a contribuir para o desenvolvimento do país.

Durante a cerimônia, o reitor da UFLA foi homenageado por um professor congolense, com a entrega de duas obras publicadas na RDC com resultados da cooperação com a UFLA.

Também participaram da mesa de abertura o coordenador do projeto, professor Gilmar Tavares, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Nilson Salvador; o chefe do Departamento de Engenharia, professor Carlos Eduardo Silva Volpato e o representante da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professor Luiz Roberto Guimarães.

O presidente da Associação de Desenvolvimento, Ação e Consciência Negra, de Três Pontas, Paulo Thomás, participou da cerimônia e enfatizou a importância da UFLA em projetos de cooperação técnica, em especial, o projeto que será iniciado no Quilombo Nossa Senhora do Rosário e Cascalho, para apoiar a produção de marolo.

A cerimônia teve a tradução simultânea do intérprete da ABC, Paulo Cohen.

Na quinta-feira (18), às 8 horas, no anfiteatro do DEG, está programada a apresentação dos primeiros resultados do Projeto em solo congolês. A apresentação é aberta a todos os interessados.

Delegação Congolense em cerimônia no Salão dos Conselhos da UFLA