Mais um estudante da UFLA está na lista de honra de universidades americanas

16.04 áureo CSFO estudante de graduação do nono período de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Áureo Aparecido Abreu Junior, é mais um destaque do Programa Ciência sem Fronteiras. Participando há nove meses de intercâmbio nos Estados Unidos, o estudante acaba de entrar para a lista de honra (Honor Holl List) da Oregon State University (OSU), na cidade de Corvallis, em virtude do ótimo desempenho acadêmico.

Áureo atingiu uma média de 3.8 pontos no chamado Grade Point Average (GPA), em uma escala de 0 a 4, no curso Forest Recreation Resource. Esse resultado é altamente valorizado em programas de estágio nos Estados Unidos, além de fazer parte das exigências para concessão de bolsa de estudos e programas de pós-graduação.

O estudante cursa atualmente disciplinas de manejo e silvicultura florestal e tem a oportunidade de participar no desenvolvimento de projetos florestais e viagens de campo, quando aproveita para trocar experiências com estudantes de várias partes do mundo. No Brasil, o estudante é orientado pelo professor Luis Antonio Coimbra Borges (DCF/UFLA), coordenador do curso de Engenharia Florestal.

A persistência foi um aliado do estudante. Por ter ficado com uma pontuação no Toefl um pouco inferior à média exigida pelas universidades americanas, Áureo teve a oportunidade de aperfeiçoar o inglês acadêmico na California State University, em Los Angeles. Mas os desafios não o abalaram. Ao contrário, dedicou-se ainda mais às atividades acadêmicas para não ficar aquém dos colegas e conseguiu desempenho exemplar que não destaca apenas o estudante, mas também a Universidade que representa.

Depois de quase um ano morando fora do País, Áureo considera o intercâmbio cultural um fator imprescindível no desenvolvimento pessoal e profissional, além de proporcionar novas amizades em cada canto do mundo. Para o estudante, que já dividiu o dormitório universitário com estudante árabe, chinês e recentemente um mexicano, enfatiza a troca de experiências culturais como um dos maiores benefícios do Programa.

“Eu tenho certeza que a UFLA está no caminho certo ao investir no processo de internacionalização e na busca pela excelência profissional de seus discentes, docentes e técnicos administrativos. Estou muito confiante nos resultados dessa experiência excepcional, colhendo os frutos dessa jornada e muito animado em voltar para a UFLA e compartilhar minhas experiências”, ressalta.

16.04 áureo goldem gate
O estudante aproveita a oportunidade para viajar e fazer novos amigos – Golden Gate Bridge — em São Francisco

Para os estudantes que sonham com o intercâmbio, Áureo compartilha duas dicas fundamentais: paciência e persistência. Ele conta que todo o processo  exige no mínimo seis meses para finalizar a documentação, retirar o passaporte, visto e realizar o exame de proficiência na língua estrangeira do futuro país. Além disso, é necessário manter um bom coeficiente de rendimento acadêmico, além do desenvolvimento de atividades extracurriculares nos períodos livres, como a participação em empresas juniores, núcleos de estudos, programas de tutorias, estágios em laboratórios, monitoria, iniciação científica, ou seja, todas as atividades que a Universidade oferece aos estudantes.

“O segredo é não perder tempo e focar nas experiências curriculares, mesmo que esteja em dúvida se aquela atividade irá proporcionar resultados rápidos, pois sempre há um aprendizado em nossas vivências profissionais”, complementa, lembrando que os preparativos para o intercâmbio provocam ansiedade e medo e é preciso autoconfiança e mente aberta para o bom desempenho.

Estar na lista de honra de uma das mais importantes universidades americanas significa que ele seguiu o caminho certo e conseguiu driblar seus próprios desafios. Uma honra também para a UFLA.