Capes aprova mestrado nacional em Ensino de Física – UFLA será polo

Iniciativa disponibilizará bolsas aos mestrandos e tem início previsto para agosto; UFLA será um dos dois polos em Minas Gerais

A proposta de criação de um Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), voltado para professores de Física do Ensino Médio e Fundamental, foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). O curso contará com 21 polos pelo Brasil e apenas dois serão em Minas Gerais: um na UFLA e outro na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O curso terá uma grande fundamental unificada nacionalmente, mas permitirá flexibilidade para a inclusão de disciplinas por parte das coordenações locais. O projeto já recebeu a aprovação dos conselhos superiores da UFLA. A Capes irá financiar as bolsas para os alunos do curso, que será coordenado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O início das aulas está previsto para agosto de 2013; os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Exatas da UFLA (DEX) e devem estar atentos ao edital de seleção, que deverá ser publicado e divulgado nas próximas semanas.

Para o coordenador do curso de graduação em Física da UFLA, professor Gilberto Lage, a área está passando por um período promissor: “Estamos formando neste mês os primeiros licenciandos do curso e, ao mesmo tempo, dando perspectiva de aperfeiçoamento profissional para os professores do Estado, com este segundo mestrado oferecido na Universidade”.

Veja mais informações sobre o curso aqui.